RIOS E CORPOS D’ÁGUA DO ESTADO APRESENTAM QUALIDADE RUIM OU PÉSSIMA

faucet-1684902_1920

Apenas quatro dos 134 pontos avaliados pela SOS Mata Atlântica têm água boa

A ONG SOS Mata Atlântica realizou uma avaliação da qualidade da água em São Paulo. 134 pontos de coleta como rios, córregos e lagos do estado foram analisados e apenas quatro deles apresentam boa qualidade da água.

Somente 3% dos pontos têm qualidade boa, enquanto 59% têm qualidade regular e 38% estão com índice ruim ou péssimo. O Ribeirão dos Meninos, que passa por São Caetano e São Bernardo, apresenta qualidade regular. Nenhum dos locais pesquisados apresenta qualidade ótima.

O Índice de Qualidade da Água (IQA) é obtido por meio da soma de parâmetros físicos, químicos e biológicos encontrados nas amostras de água. A pesquisa da SOS Mata Atlântica foi feita entre março de 2016 e fevereiro de 2017 em mais de 20 cidades.

Os dados do relatório da ONG apontam que a principal causa da poluição dos rios monitorados é o despejo de esgoto doméstico sem tratamento ou com baixa eficiência de tratamento. No entanto, em comparação com a pesquisa anterior, houve uma diminuição dos locais com qualidade ruim, passando de 45 para 41. Além disso, foi registrado um aumento na qualidade regular, passando de 63 (56,3%) para 65 (58%), e nos pontos com qualidade boa, de três (2,7%) para quatro (3,6%).

Confira o relatório completo aqui: https://goo.gl/7sPJBZ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s