AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA ATINGEM NÍVEIS RECORDES

14249880_1284126221606022_6969641990552409514_o

Via G1

De acordo com o relatório anual sobre o estado do clima (“State of the Climate), o ano de 2015 foi o pior da história para uma série de indicadores climáticos como temperaturas, nível dos mares e emissões de gases do efeito estufa.

A pesquisa, que contou com a participação de 450 cientistas, foi realizada pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA). “Vários indicadores, tais como as temperaturas na terra, na superfície dos oceanos e as emissões de gases do efeito estufa bateram os recordes registrados há apenas um ano”, advertem os especialistas.

O fenômeno climático El Niño, particularmente forte em 2015, “exacerbou” a tendência de superaquecimento no ano passado, acrescentam os cientistas. “Sob o efeito combinado do El Niño e uma tendência de longo prazo para o aquecimento, a Terra registrou recordes de calor pelo segundo ano consecutivo”.

As concentrações de três dos principais gases que provocam o efeito estufa, dióxido de carbono (CO2), metano e óxido nitroso, “atingiram novos recordes em 2015”, indica o documento, que é baseado em dezenas de milhares de dados extraídos de várias fontes independentes.

Os oceanos atingiram seu nível mais alto, com cerca de 70 milímetros mais do que a média registrada em 1993. O nível dos oceanos sobe gradualmente na Terra, com um avanço de cerca de 3,3 milímetros por ano, mas o aumento é mais rápido em determinados pontos do Pacífico e do Oceano Índico.

Cabe também às cidades fazerem sua parte para reduzir as emissões de CO2. Frotas de veículos híbridos, elétrico ou com combustíveis não fósseis, são um bom começo. Aqui em São Caetano não temos nenhuma iniciativa nesse sentido. Já passou da hora de começarmos a nos preocupar com isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s