REUNIÕES DO CONSELHO DE SAÚDE ESTÃO PARALISADAS

Pelo segundo mês consecutivo não são realizadas as reuniões do Conselho Municipal de Saúde em São Caetano. Mas pra que serve isso mesmo?

Os Conselhos Municipais (existem vários em diferentes áreas) são uma forma de participação das pessoas na Administração municipal, garantida pela Constituição. É uma das poucas ferramentas que a população tem para ser ouvida diretamente pelo poder público e tentar influenciar os rumos das cidades. Os Conselhos também seriam interessantes para os próprios políticos, que teriam um canal para saber o que está funcionando ou não, sob o ponto de vista de quem usa os serviços.

Só que parece que aqui em São Caetano a administração não quer ouvir os moradores.

De acordo com Roberto Canavezzi, que participa regularmente das reuniões do Conselho de Saúde, a situação no município pode gerar consequências graves. “Esse descaso com a participação popular pode acarretar a suspensão das verbas federais ao município, com base na Lei 8.142/90”, afirma. Ou seja, podemos ficar com menos dinheiro para a saúde por causa da má vontade da Administração municipal.

Os governantes precisam entender que não dá mais pra fazerem o que querem como querem, sem consultar a população. Isso vale para o atual e o futuro prefeito, que inclusive poderiam se beneficiar por ter as pessoas da cidade mais próximas da administração, ajudando-os a identificar problemas e achar soluções.

Vamos cobrar pra que essas reunião voltem a acontecer o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s