RIOS E CÓRREGOS DO ABC ESTÃO COM PÉSSIMOS NÍVEIS DE QUALIDADE

13906791_1265710343447610_216259222332321371_n

Alguns pontos ficaram abaixo do pior índice de poluição

O projeto IPH (Índice de Poluentes Hídricos) realiza uma pesquisa anual dos rios e bacias hidrográficas da região ABC. A pesquisa é feita por uma divisão do departamento de saúde ambiental da USCS (Universidade Municipal de São Caetano). No levantamento deste ano, a instituição chegou à conclusão de que os rios da região estão abaixo do pior nível estipulado pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

A resolução 357, de 2005, determina a tipificação de corpos de água em quatro níveis, sendo que o primeiro seria o melhor e o quarto apropriado apenas para paisagismo e locomoção fluvial. Os corpos do ABC, no entanto, ficam muito abaixo desse nível.

29 pontos do rio Tamanduateí, que cruza São Caetano, São Paulo, Santo André e Mauá, foram analisados. Apenas três deles estão em bom estado, todos na nascente em Mauá. Os demais pontos apresentam muitas bactérias que causam graves doenças.

Para conferir a íntegra dos resultados da pesquisa, clique aqui:http://goo.gl/aHWlwB

A melhoria da saúde de nossos rios e córregos tem que começar pela educação ambiental, ainda muito precária na região. Mas para sair da situação em que nos encontramos, é preciso que o poder público invista no tratamento das águas.

No caso do ABC, as prefeituras realizam um verdadeiro jogo de empurra, tentando se isentar da responsabilidade. O córrego Dos Meninos, em São Caetano, é um exemplo disso. A prefeitura de SCS passa a responsabilidade para São Paulo e, no fim, nada é feito.

Para ajudar a lutar pela qualidade da água, você pode começar assinando uma petição pela melhoria do saneamento básico do Brasil. Confira clicando aqui: http://www.saneamentoja.org.br/

Foto: Divulgação/DAEE

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!
Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s