RECURSOS NATURAIS DO PLANETA JÁ SE ESGOTARAM PARA ESTE ANO

13988295_1262666377085340_2896285034580899367_o

A “cota” de recursos renováveis de 2016 acabou mais cedo do que dos anos anteriores

Em 8 de agosto aconteceu o Dia da Sobrecarga da Terra, uma data nem um pouco comemorativa. Nesta semana a humanidade consumiu todos os recursos naturais do planeta disponíveis para o ano inteiro.

O planeta Terra tem uma certa quantidade de recursos naturais que podem ser utilizados em um ano e são regenerados, mas na metade do ano já consumimos essa “cota”, ou seja, o que for consumido a partir de agora será reposto pela natureza.

Os vilões a gente já conhece: emissão de gases do efeito estufa em níveis absurdos; poluição da água; exploração excessiva das florestas; utilização de energias não renováveis e muitos outros fatores.

Os cálculos foram feitos pela Global Footprint Network (GFN), organização sem fins lucrativos responsável pelo cálculo que assinala o Dia da Sobrecarga da Terra. Desde que esse estudo começou a ser feito, em 2000, estamos ficando em falta com o planeta. No primeiro ano do cálculo, a data caiu em 1º de outubro. Estamos acabando com os recursos cada vez mais rápido.

Para saber quais são os Dias da Sobrecarga da Terra, a GFN considera o desmatamento, a escassez de água, a erosão do solo, a perda de biodiversidade e o aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Mas ainda há chances de melhorar, se todos os 200 países aderirem aos objetivos definidos pelo Acordo de Paris. Assim, a emissão de carbono da humanidade teria que diminuir a zero até 2050.

Difícil, não é mesmo? Sobretudo quando consideramos o esforço quase nulo dos nossos governantes em busca da diminuição dos gases, que passa por um transporte coletivo funcional e maior fiscalização das empresas.

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!
Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s