NOVA DENÚNCIA DE NEPOTISMO EM SCS MOSTRA QUE NADA MUDOU

Segundo denúncia anônima, a filha do pró-reitor das USCS teria sido contratada mediante fraude no concurso

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

O nepotismo dentro da Prefeitura de São Caetano é um problema tão antigo que já está enraizado em todas as instituições municipais. Segundo o jornal ABCD Maior, a USCS (Universidade de São Caetano do Sul) está sob investigação do Ministério Público de São Paulo. O órgão instaurou um inquérito civil para apurar se houve fraude no concurso público da universidade para beneficiar a filha do pró-reitor da instituição.

Em 2013, denunciamos casos de nepotismo descarados dentro da Prefeitura. Diversas nomeações de familiares e parentes de políticos foram feitas. Na época a administração se justificou dizendo que a lei permitia a contratação de parentes quando não há relação de subordinação direta. Nós acreditamos que isso se trata de nepotismo cruzado, uma forma mais sofisticada dessa ocorrência.

Como a USCS é uma instituição pública, se algum funcionário for contratado sem passar por concurso e tiver algum familiar que trabalha na universidade, a justiça tratará o caso como nepotismo. 

O advogado Arthur Rollo, ouvido pelo ABCD Maior, se baseia na Súmula Vinculante número 13 do STF (Supremo Tribunal Federal), que diz que parentes de alguém com cargo de chefia não podem exercer cargos na mesma instituição como comissionados. “Nem contratação temporária é permitida, a não ser que ela tenha prestado concurso”, disse Rollo.

O Ministério Público investiga ainda se o pró-reitor possui a qualificação exigida para ocupar seu cargo. Por enquanto estão sendo realizadas diligências. Se comprovado o caso de nepotismo, a acusada terá que devolver o dinheiro que recebeu, poderá tomar multa civil e perder a função pública, mesmo que ocupar outro cargo.

Foto: Divulgação

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail! Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s