ABANDONADAS, BASES DO ABC VIRAM REFERÊNCIA DE INSEGURANÇA

A PM e as prefeituras não querem assumir responsabilidade pelas construções

Via Reporter Diário

Algumas das antigas bases de segurança da Polícia Militar (PM), cedidas à Guarda Civil Municipal (GCM) de cidades da região, seguem abandonadas. Vidros quebrados, lixo espalhado, resíduos de drogas, roupas rasgadas e tudo escancarado chamam atenção de quem passa perto destes espaços, que põem medo aos moradores, pedestres e comerciantes do entorno.

São construções feitas em gestões anteriores e que foram substituídas por bases móveis, mas por descaso do poder público não foram demolidas. Como estão em divisas de municípios, cada cidade atribui ao vizinho o dever de ‘enterrar o defunto’. Enquanto isso, a PM diz que a responsabilidade sobre a base desativada é do município.

Na divisa de Santo André com São Caetano, as instalações da base na avenida Goiás, além de abandonadas, foram depredadas. O local permanece sujo, aberto e coberto de mato. 

Abandonada, a construção apavora muitos alunos da Faculdade Anhanguera e da Universidade Municipal de São Caetano (USCS), que estudam à noite e têm medo de assaltos, por isso só andam em grupos. 

Na visão da PM, as bases móveis têm sido mais eficazes na visibilidade e acessibilidade da comunidade que busca segurança municipal. No balanço da corporação, o ABC tem hoje 21 bases móveis e 12 fixas espalhadas em São Bernardo, São Caetano, Diadema e Santo André. 

Segundo a Prefeitura de Santo André, a base da avenida Dom Pedro II com a avenida Goiás “se tornou inadequada para as demandas de segurança, principalmente por sua baixa capacidade de visibilidade, sendo substituída por câmeras”.

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!

Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s