PREFEITURA ATRASA AUXÍLIO EDUCACIONAL DE UNIVERSITÁRIOS

PREFEITURA ATRASA AUXÍLIO EDUCACIONAL DE UNIVERSITÁRIOS

Estudantes que contavam com a benefício, correm o risco de ficar sem estudar

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

A Prefeitura de São Caetano do Sul possui um programa chamado “Minha Formação”, com quatro vertentes. Uma delas é o Auxílio Educacional Complementar (AEC) destinado a estudantes universitários que estudam fora da cidade. Já estamos no meio do ano e os estudantes não receberam o benefício, nem satisfações da Prefeitura.

O AEC é oferecido a mais de mil alunos da cidade e os benefícios variam de R$ 300 a R$ 600, sendo que o valor mais alto é destinado a alunos de instituições privadas, dependendo do valor da mensalidade. Esse dinheiro ajuda muitos jovens a pagar o curso ou custear as despesas de transporte e alimentação mensais.

No início do ano, os estudantes solicitaram a bolsa, entregaram documentos e comprovantes e receberam uma carta que afirmava que o benefício seria entregue. No entanto, já estamos na metade do ano e a Prefeitura ainda não realizou o depósito.

Uma estudante entrou em contato conosco e contou que é beneficiária do programa há dois anos. Após a longa espera pelo depósito, ligou no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação (CECAPE) diversas vezes, e sempre recebeu a resposta de que o dinheiro seria depositado em breve. Porém, em seu último contato com o CECAPE ficou sabendo que talvez nunca mais receba o auxílio.

“A pessoa que me atendeu me informou que não saberia mais sobre os pagamentos, pois as verbas não foram repassadas para a Educação. Só depois de seis meses de processo, e de terem confirmado meu benefício, soube que provavelmente não receberia mais esse dinheiro”, conta a universitária.

Ela não foi a única a ser prejudicada. Muitos outros alunos também não receberam o benefício até agora e podem ter que paralisar os estudos por falta de dinheiro.

Estudantes da cidade endereçaram uma carta à prefeitura pedindo o reestabelecimento do benefício, que é um direito assegurado por lei municipal.

“Em contato com funcionários da Secretária de Educação fomos informados que não há previsão de quando será depositado o valor. Inclusive utilizam a desculpa de que a prefeitura está com problemas de arrecadação de impostos. Uma desculpa que a nosso parecer é inválida, pois São Caetano do Sul é uma das cidades que mais arrecada impostos no grande ABC e uma das poucas do país que terminou o ano de 2015 com Superávit”, dizem os estudantes na carta.

Entramos em contato com a prefeitura para pedir um esclarecimento a respeito do fato e estamos aguardando. É absurdo que os estudantes não recebam satisfações diante a esse atraso.

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!
Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s