ESPAÇOS PÚBLICOS COMO PRAÇAS E PARQUES ESTÃO DIMINUINDO

De acordo com estudos da ONU, esses locais constituem apenas 21% das cidades

O número de espaços públicos como praças e parques, ideais para a convivência das pessoas e contato com a natureza, estão acabando em cidades de todo o mundo e, infelizmente, a tendência é que isso piore ao longo dos anos. 

Segundo uma pesquisa realizada pela ONU Habitat, o crescimento urbano desordenado deverá acabar com praças, calçadas largas e transporte coletivo.

A ONU entende que espaço público são locais de propriedade ou uso público, acessíveis e agradáveis de forma gratuita, sem a intenção de lucro. Segundo os estudos da organização, o espaço público ocupa só 21% do total das cidades, o que acontece pela falta de planejamento urbano. 

Em uma reunião realizada com representantes de 700 cidades, discutiu-se um planejamento para evitar a falta total desses espaços. Para eles, esses locais devem ser o centro das atividades sociais, culturais, políticas ou econômicas. 

A proposta da ONU é que exista uma política urbana participativa que leve em conta a importância desses locais em todos os bairros e que sejam oferecidos mais recursos às prefeituras com desse destino.

Na nossa cidade é fácil notar o descaso com as praças e parques municipais, muitas vezes abandonados, com brinquedos para crianças quebrados, sem manutenção ou segurança. É preciso planejamento para que a cidade volte a ser das pessoas, não dos carros.

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!

Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s