TELHADOS VERDES GARANTEM MELHORIAS AMBIENTAIS PARA AS GRANDES CIDADES

TELHADOS VERDES GARANTEM MELHORIAS AMBIENTAIS PARA AS GRANDES CIDADES

A implantação desse sistema poderia resultar em uma cidade muito mais agradável e sustentável

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

Telhado verde é um conceito que ficou muito famoso nos últimos anos por conta da ampla discussão sobre sustentabilidade. Inclusive, uma lei de incentivo à construção desses telhados em novos prédios da cidade foi aprovada recentemente.

Mas será que esse tipo de telhado é interessante em São Caetano?

Uma maneira de contribuir com o meio ambiente nas grandes cidades, a cobertura vegetal só é eficaz se for implantada em grande escala, respeitando alguns requisitos estruturais.

A cobertura permite a presença de vegetação em uma camada impermeabilizada sobre as construções. Essa vegetação tem como objetivo combater a quantidade de CO2 produzida nas metrópoles. Além disso, o telhado verde ajuda a aumentar a umidade do ar, reduz a temperatura local e diminui o fluxo das águas da chuva, diminuindo as enchentes.

Mas para que a implantação desse telhado seja feita, é preciso estudar e planejar bem antes da construção, já que as diversas camadas do sistema aumentam o peso e demandam uma estrutura diferente.

O valor desse telhado também é maior do que o dos telhados convencionais, o preço varia de acordo com o tipo de cobertura e pode custar de R$ 80 a R$ 150 por m², além dos gastos com a manutenção periódica.

Apesar do gasto maior, a implantação dos telhados verdes em vários prédios poderia melhor, e muito, diversos fatores ambientais de São Caetano e em outras grandes cidades. É o tipo de projeto de longo prazo que precisa entrar nos planos das futuras administrações.

Apenas uma lei de incentivo, nos moldes que foi aprovada pelos vereadores, não garante a construção desses telhados. Uma lei que determine uma bonificação para construtores que usem esse tipo de telhado, ou ainda, isenção de impostos para quem utilizar esse sistema, seriam caminhos de conseguir uma cidade mais verde, agradável e sustentável.

Foto: Simon Garbutt

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!
Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s