BRASIL ESTÁ ENTRE OS PAÍSES COM MENOR RENDIMENTO ESCOLAR, SEGUNDO PESQUISA

BRASIL ESTÁ ENTRE OS PAÍSES COM MENOR RENDIMENTO ESCOLAR, SEGUNDO PESQUISA

Alunos de 15 anos não possuem o nível mínimo de conhecimento em matérias básicas

Em um relatório publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE), feito com 64 nações, o Brasil ficou entre os dez países que têm mais alunos com baixo rendimento escolar.

Argentina, Peru e Colômbia são outros países da América do Sul com níveis baixos na educação. O estudo concluiu que 28% dos estudantes com 15 anos termina a educação obrigatória sem o nível mínimo de conhecimento em interpretação de texto, matemática e ciência.

A pesquisa aponta ainda que o Brasil conseguiu reduzir o baixo rendimento de estudantes entre 2003 e 2012, mas é claro que ainda temos um longo caminho a percorrer. A OCDE afirma que através de medidas como programas especiais para crianças de baixo rendimento, para filhos de imigrantes e estudantes de zonas rurais é possível melhorar os níveis de educação do país.

Infelizmente, não vemos grande preocupação dos setores públicos com a educação básica no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, muitas salas de aula foram fechadas nos últimos anos, o período de aulas foi reduzido e o projeto de reorganização escolar criado pelo governo estadual pretende fechar escolas, aumentando ainda mais o número de alunos por classe.

Muito tem sido falado sobre a economia do país, mas para atingir desenvolvimento econômico, o primeiro passo é a educação. Para a OCDE, a falta de acesso à educação de uma alta porcentagem da população afeta o crescimento econômico como um todo, e as políticas educacionais ruins deixam os países em um estado de “permanente recessão”.

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!
Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s