DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER CRESCEM, MAS VÍTIMAS AINDA ENFRENTAM DIFICULDADE NAS DELEGACIAS

DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER CRESCEM, MAS VÍTIMAS AINDA ENFRENTAM DIFICULDADE NAS DELEGACIAS

Faltam delegacias e profissionais especializados para atendimento desses casos

A violência contra a mulher, infelizmente, ainda é um dos crimes mais comuns e menos denunciados às autoridades, porém nos últimos anos o número de vítimas que procuram ajuda vem crescendo. Nos dez primeiros meses do ano passado o Ligue 180 recebeu 634 mil atendimentos desse tipo de crime, em 2014 o número chegou a 406 mil durante o mesmo período, segundo a Central de Atendimento à Mulher.

Apesar dos avanços, o poder público ainda não tem condições totais de atender as mulheres da forma correta. Em São Caetano não temos uma Delegacia da Mulher, o que leva as vítimas a procurarem outras cidades, ou buscarem delegacias não especializadas para receber o atendimento.

É aí que outra dificuldade é colocada no caminho dessas mulheres: nas delegacias comuns as vítimas sofrem com o mau atendimento dos policiais e a falta de preparo para lidar com casos como esses. Uma de nossas leitoras denunciou o descaso no atendimento em uma delegacia da cidade.

“Estamos há três dias tentando fazer o boletim de ocorrência de uma agressão. É impressionante a má vontade dos profissionais, dificultando o que já é difícil e aumentando as chances das mulheres desistirem das denuncias. Espero muito que eu consiga fazer a vítima não desistir, mas a cada passo que a gente dá, parece que o sistema vai jogando obstáculos no caminho”, conta.

Histórias assim são muito comuns, mas as denúncias precisam ser feitas. Se você sofre ou conhece uma vítima de violência doméstica, denuncie ligando para 180 ou busque uma delegacia. Apesar das dificuldades, os casos não devem ficar impunes e a denúncia é uma ferramenta fundamental para acabar com essa triste realidade.

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!
Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s