MATERNIDADE DO HOSPITAL MÁRCIA BRAIDO CONTINUA DESRESPEITANDO A LEI DO ACOMPANHANTE

MATERNIDADE DO HOSPITAL MÁRCIA BRAIDO CONTINUA DESRESPEITANDO A LEI DO ACOMPANHANTE

Há anos o hospital nega o direito de um acompanhante durante todo o processo de parto

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

O trabalho de parto é o momento mais delicado para uma gestante e é a hora em que a mulher mais precisa de amparo, mas aqui em São Caetano esse apoio é negado a muitas gestantes.

Em maio de 2015, denunciamos o Hospital Márcia Braido por seu desrespeito à Lei do Acompanhante (leia a matéria aqui:http://goo.gl/3VYyAf). Segundo o artigo 19-j, da lei nº 11.108, de 7 de abril de 2005, os serviços de saúde “ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.”

Mas segundo diversas denúncias que recebemos de leitoras, mesmo após mais de dez anos de sua existência, a lei ainda não é cumprida no hospital e só é permitida a entrada do acompanhante no momento do parto, sendo negado o direito a acompanhante antes e depois do parto.

“Ninguém sabe informar direito porque eles negam esse direito a gestante. Eu estou prestes a ter meu bebê, e a resposta que recebi quando questionei sobre isso foi: aqui é assim e pronto.”, conta uma de nossas leitoras.

No ano passado questionamos a Prefeitura a respeito desse problema e fomos informados de que esse não é o procedimento padrão do hospital e que tais casos seriam apurados. Pelo visto nada foi apurado e nenhuma atitude foi tomada. Voltamos a questionar a Prefeitura e, até o momento da publicação dessa reportagem, não recebemos nenhuma resposta.

É absurdo que esse direito básico ainda seja negado às nossas cidadãs. Até quando o serviço público de saúde vai tratar as pessoas com desrespeito e indiferença?

Se você conhece algum caso de desrespeito por parte dos hospitais de São Caetano, compartilhe sua história com a gente. Vamos continuar cobrando as autoridades por mudanças!

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!
Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s