2015 FOI UM BOM ANO PARA SÃO CAETANO DO SUL?

2015 FOI UM BOM ANO PARA SÃO CAETANO DO SUL?

A prefeitura anunciou várias melhorias, mas a realidade é mais bem complexa

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

Nenhum governo, por pior que seja, faz sempre tudo errado. Mas também são muito raros aqueles que admitem os seus erros. Por isso, O C do ABC vem nessa matéria fazer uma contraposição ao balanço apresentado pela publicidade oficial da Prefeitura. Vamos falar sobre alguns dos problemas que a cidade enfrentou ao longo desse ano.

SAÚDE

O setor que teve maiores avanços, de acordo com a administração, foi o setor da saúde. Porém nesse ano os moradores do bairro Mauá perderam sua UPA, unidade em construção há anos, e a falta de remédios continuou sendo um problema comum nos postos e hospitais.

EDUCAÇÃO

A Prefeitura afirma também que fez diversas melhorias na área da educação e um dos principais projetos foi a oferta de bolsas integrais na Universidade de São Caetano. Na prática, recebemos diversas denuncias de alunos da USCS que tiveram aumento em suas mensalidades, sem nenhum aviso prévio, para que o programa de gratuidade fosse possível.

Mães, pais e responsáveis também enfrentaram a falta de flexibilidade dos horários das escolas infantis, número reduzido de vagas, dificuldade para colocar as crianças no ensino integral, grande distância entre a residência e a escola das crianças e o excesso de burocracia no processo de matrícula.

MEIO AMBIENTE

2015 também não foi um bom ano para o meio ambiente em São Caetano. Várias árvores foram derrubadas, a qualidade do ar ficou muito baixa, enfrentamos falta de água, greve dos coletores de lixo e até enchente. Sem contar na famigerada taxa do lixo que continua a ser cobrada e teve aumento.

TRANSPORTE

A situação é ainda pior no transporte. A ineficiência e os altos preços da passagem dos ônibus municipais deixam os usuários bastante insatisfeitos. E as coisas não são melhores para quem usa carro, o novo asfaltamento feito pela prefeitura já está com vários buracos e os motoristas têm dificuldades com a Zona Azul, que é cara, pouco funcional e ainda multa duas vezes os motoristas pela mesma infração, prática irregular.

É dever da Prefeitura informar o que foi feito, mas também é fundamental encarar os fatos e perceber que há MUITA coisa a ser melhorada. Nosso papel é ajudar a apontar as falhas e cobrar essas melhorias. Ano que vem, com as eleições municipais, existe ainda o risco do governo se perder na corrida eleitoral e ter ainda menos possibilidades de acertar as arestas e trazer melhorias consistentes para a cidade.

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!
Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s