HORTAS COMUNITÁRIAS: MAIS SAÚDE E CIDADANIA NAS GRANDES CIDADES

HORTAS COMUNITÁRIAS: MAIS SAÚDE E CIDADANIA NAS GRANDES CIDADESProjetos de hortas urbanas promovem alimentação saudável e participação popular

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

Os moradores de grandes centros urbanos têm cada vez menos acesso a uma alimentação orgânica e de boa qualidade. Na maior parte do tempo, sequer sabemos de onde vêm os produtos que estão em nosso prato e ingerimos uma grande quantidade de agrotóxicos e outros aditivos químicos prejudiciais à saúde.

Preocupados com a má qualidade dos produtos e com a falta de espaços domésticos para a produção de alimentos, muitas pessoas estão se unindo a movimentos para a construção de hortas urbanas. Essas hortas são criadas em terrenos públicos e particulares vazios para o cultivo responsável e sustentável de alimentos.

O programa Cidades Sem Fome, por exemplo, já criou 21 hortas comunitárias na cidade de São Paulo. O projeto visa a melhoria de vida dos habitantes de regiões carentes e as hortas já garantem a subsistência de 650 pessoas. Além disso, cursos são oferecidos para ensinar técnicas de produção nas áreas urbanas e formas de comercialização dos produtos.

As hortas comunitárias também podem ajudar as escolas, pois promovem o consumo responsável, a produção de alimentos e a alimentação saudável das crianças. Sem contar que é uma forma de integrar alunos, professores e pais com a natureza.

Aqui pelo ABC vemos poucas hortas comunitárias, o que vocês acham da criação desses espaços aqui em São Caetano? Tem algum lugar no seu bairro onde esse projeto poderia chegar?

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!
Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s