TRIBUNA LIVRE EM SÃO CAETANO

TRIBUNA LIVRE EM SÃO CAETANO

Os vereadores estão ouvindo a população?

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

A lei que institui a Tribuna Livre em São Caetano completou um ano, mas ainda não faz diferença alguma na prática. O espaço reservado à participação do povo, em tese, acontece oito horas e meia antes das sessões, horário em que as pessoas estão trabalhando e em que nenhum vereador está presente para ouvir o que a população tem a dizer.

Dá para perceber durante as sessões que as pessoas estão cansadas da passividade e querem participar da vida política da cidade. Muitos vão à Câmara para acompanhar as votações e protestar, mas lá suas queixas não tem espaço.

Os vereadores da nossa cidade estão totalmente desconectados das demandas reais dos moradores e seus projetos não representam os desejos e necessidades da população. Como nossos representantes podem fazer qualquer coisa por nós, se nem sabem do que precisamos?

Uma Tribuna Livre ativa traria mais dinamismo para a Câmara, acabaria com o marasmo predominante em todas as sessões, e reaproximaria os vereadores da população. Com ela as pessoas poderiam recuperar o poder que é verdadeiramente delas, sugerir pautas que fazem parte de seu dia-a-dia e conquistar melhorias para seus bairros.

Representantes devem representar, mas para isso é preciso que existam canais de comunicação funcionais entre população e parlamentares. Só assim vamos ter uma cidade mais democrática e administrada com participação popular.

Um projeto de iniciativa popular foi criado pelo movimento Tribuna Livre São Caetano do Sul e prevê que todos os moradores maiores de 16 anos tenham o direito de participar nas sessões da Câmara, contribuído com suas visões e opiniões. O projeto também propõe uma mudança no regimento municipal, garantindo a presença da população dentro das CPIs e comissão de orçamento da cidade.

São necessárias 3.500 assinaturas de moradores para que essa lei seja votada pelos vereadores. Essa pode ser a primeira vez que uma lei de iniciativa popular seja levada ao legislativo do município.

Para ler o projeto de lei e baixar o formulário de assinatura, visite o sitehttp://tribunalivrescs.wordpress.com/

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!
Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s