PREFEITURA PROPÕE AUMENTO DE 9,49% NO IPTU EM 2016

PREFEITURA PROPÕE AUMENTO DE 9,49% NO IPTU EM 2016

Pra variar, quem paga o preço pela crise é você

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

Prepare os bolsos porque vem mais aumento por aí. O prefeito Paulo Pinheiro encaminhou à Câmara um pacote de projetos que inclui aumento de 9,49% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da taxa do lixo para o ano que vem. As propostas serão votadas na próxima terça-feira.

Em tempos de crise, com demissões em massa, lay-off em grandes empresas como a GM e orçamento cada vez mais apertado da população, a Prefeitura vai prejudicar ainda mais os contribuintes. São Caetano é uma cidade com arrecadação bilionária que tem condições de poupar a população em um período financeiro tão complicado.

Ao invés de mexer com o orçamento das famílias, a Prefeitura deveria economizar dinheiro com a própria máquina administrativa e diminuir gastos desnecessários com aluguel de carros para funcionários e cargos comissionados, por exemplo.

Em entrevista ao DGABC, o secretário de Fazenda, Jorge Alano Garagorry, disse que os contribuintes que entram com recurso contra o IPTU geram perda ao sistema. Vale lembrar que, na maioria dos casos, os moradores iniciam ação judicial contra a taxa do lixo, que já foi considerada ilegal da maneira que é cobrada em SCS. Se essa cobrança fosse extinta, não haveria um número tão grande de ações judiciais contra o IPTU.

Para aumentar o orçamento, a Prefeitura também vai dar início ao PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) para renegociação de dívidas. O programa prevê abatimento das multas e juros, conforme o número de parcelas.

Nesse ritmo de aumento de impostos onde vamos parar? Vale lembrar que recentemente os prefeitos das sete cidades do ABC pediram o retorno da CPMF (Contribuição Provisória Sobre Movimentação Funanceira) para injetar ainda mais dinheiro às receitas municipais. Além de sermos prejudicados diariamente, os governantes querem que nós paguemos pela crise econômica com cada vez mais impostos.

*

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail!
Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Foto: Victor Casale

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s