SEGURANÇA: UMA PREOCUPAÇÃO REAL DOS VEREADORES?

SEGURANÇA: UMA PREOCUPAÇÃO REAL DOS VEREADORES?

O que a Câmara poderia fazer para aumentar a segurança em SCS.

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

A população de São Caetano sente na pele as deficiências no setor de Segurança Pública. Na Câmara Municipal é uma prática comum encaminhar requerimentos ao comando da Polícia Militar pedindo mais rondas nos bairros ou em ruas específicas. Mas será que só isso é o bastante para lidar com a falta de segurança nas ruas?

É claro que as rondas são de extrema importância e já comentamos anteriormente aqui no C do ABC sobre a insuficiência de policiamento e bases de segurança. Porém, pedir mais rondas em lugares específicos, sem combater a violência de forma mais efetiva e ampla, não resolve nada. A raiz do problema continua ali.

Uma semana após a outra vemos os vereadores criarem e aprovarem leis sem impacto real na vida da população, enquanto está no poder deles a elaboração de leis de segurança efetivas.

Um exemplo de projeto que poderia fazer diferença é uma campanha para melhoria da segurança em condomínios, como foi feito em Paulínea, no interior. Lá a GCM vai até o local fazer um levantamento da fragilidade dos condomínios, apresenta um relatório de ações de segurança ao síndico e se reúne com os condôminos para orientá-los.

Outro projeto que se mostrou efetivo em outros locais e que poderia ser implementado em São Caetano é Vizinhança Solidária ou Vizinhança Segura. Com ele, os cidadãos se tornam agentes ativos na manutenção da segurança do bairro, por meio da comunicação direta com seus vizinhos.

Ainda é importante lembrar que o Estatuto da GCM, que regulamenta a profissão em vários quesitos está parada há anos na Câmara.

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail! Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s