ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS DA REGIÃO: PÉSSIMA QUALIDADE E PREÇOS ALTOS

ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS DA REGIÃO: PÉSSIMA QUALIDADE E PREÇOS ALTOS

Alguns passageiros gastam mais de R$ 11 por dia no serviço*

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

O mínimo que podemos esperar do transporte coletivo de qualquer cidade é que atenda a todas as pessoas e leve os passageiros até seus destinos. Porém, nas entrevistas que realizamos na rua e aqui no Facebook, descobrimos que muitas pessoas utilizam os ônibus intermunicipais para transitar dentro de São Caetano, já que os ônibus municipais não chegam até seus destinos finais.

O maior problema disso é o preço dos ônibus intermunicipais que, em alguns casos, custam até R$ 5,65. O serviço também é uma alternativa aos trens e, em muitos casos, a única maneira de chegar a algumas cidades utilizando transporte coletivo.

Apesar da tarifa muito alta, os usuários não recebem um bom serviço em retorno. Reclamações sobre a má qualidade dos ônibus intermunicipais não são raras. Os veículos são bastante antigos, mal conservados e muito sujos. Atrasos e superlotação também fazem parte do dia-a-dia das pessoas que dependem desse transporte.

A má conservação dos ônibus coloca os passageiros em risco, causam desconforto e também muitos atrasos, já que frequentemente os veículos quebram durante a viagem. Isso sem falar na fumaça preta que muitos soltam pelo escapamento, gerando uma poluição desnecessária.

De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), responsável pela fiscalização do serviço, em 2014 a avaliação dos usuários do transporte na Região Metropolitana de São Paulo atingiu 63%. Mas esse número parece alto demais em relação ao número de problemas que os usuários nos apontaram durante as entrevistas.

Como você avalia os ônibus intermunicipais da região? Já teve algum problema como atrasos ou falhas do veículo durante o trajeto? Conte pra gente!

*Terceira reportagem da nossa série sobre transporte e qualidade de vida.

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail! Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Foto: Adamo Bazani

Anúncios

Uma resposta para “ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS DA REGIÃO: PÉSSIMA QUALIDADE E PREÇOS ALTOS

  1. Eu pego diariamente a linha 148 ou 149, de São Caetano para São Bernardo, no período da manhã. Sem entrar no mérito do preço do serviço, acho a qualidade dos ônibus bastante boa. No início desse ano notei vários ônibus novos. Com exceção do barulho alto e agudo dos freios, e de alguns motoristas que dirigem como loucos (mais comum a noite), o serviço é bom. Na grande maioria das vezes dá pra ir sentado. Existem ônibus da EMTU de outras linhas e municípios com qualidade muito pior, como os que vão de SBC para o terminal Sacomã.

    Só lembrando que minha opinião é baseada somente nos ônibus desta linha, no período da manhã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s