MAIOR PARTE DOS BRASILEIROS QUER VIVER EM CIDADES COMPACTAS

MAIOR PARTE DOS BRASILEIROS QUER VIVER EM CIDADES COMPACTAS
Apesar de ser uma cidade pequena, moradores de São Caetano vivem no ritmo de grandes metrópoles*

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

No conceito de uma cidade compacta, a dependência de carros é mínima e a maioria dos serviços pode ser encontrada nos bairros. São Caetano é uma cidade pequena, mas está bem longe de ser compacta.

De acordo com a “Pesquisa de Mobilidade Urbana 2015”, realizada pelo Instituto Teor Marketing em parceria com a Liberty Seguros, grande parte dos brasileiros sonha em morar numa cidade em que o tempo de locomoção ao trabalho, estudo e locais de compras não passe de 20 minutos a pé.

É claro que isso é bem difícil na região, já que 10% da população do ABC se desloca para a capital diariamente, para estudar ou trabalhar, segundo o IBGE. Porém, a má qualidade do transporte coletivo por aqui dificulta ainda mais a vida dos moradores que, sem ônibus e trens de qualidade, precisam tirar os carros da garagem, contribuindo para o aumento da poluição e superlotação das ruas.

Apesar das péssimas condições, a pesquisa revelou que quem utiliza transporte público tem vontade de manter esse hábito e que cada vez menos pessoas pretendem utilizar seus carros no dia-a-dia, dando preferência a andar a pé, de ônibus ou bicicleta.

A pesquisa também mostra que os moradores das regiões urbanas atualmente sentem mais vontade de passar tempo ao ar livre e aproveitar espaços públicos como praças e parques. Além disso, 50% das pessoas entrevistadas disseram que gostariam de ter um relacionamento mais próximo com seus vizinhos. Costumes cada vez menos comuns em nossas cidades.

As pessoas sentem necessidade de hábitos mais tranquilos, como passeios a pé, distâncias menores entre casa e trabalho, e meios de transporte mais inclusivos e sustentáveis.

*Segunda reportagem da série sobre Transporte e qualidade de vida. Aqui a primeira:http://goo.gl/om4J61

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail! Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s