6,2% DA POPULAÇÃO POSSUI ALGUMA DEFICIÊNCIA, MAS ACESSIBILIDADE AINDA NÃO É UMA REALIDADE

6,2% DA POPULAÇÃO POSSUI ALGUMA DEFICIÊNCIA, MAS ACESSIBILIDADE AINDA NÃO É UMA REALIDADE

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em conjunto com o Ministério da Saúde, revelou que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.

Foram considerados quatro tipos de deficiência: auditiva, visual, física e intelectual. A deficiência visual é a que atinge um maior número de brasileiros, 3,6% da população. E 1,3% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência física, sendo que somente 18,4% deles frequentam serviços de reabilitação.

Portadores de deficiência ainda enfrentam muitos desafios no dia-a-dia, que os impossibilitam de estudar, trabalhar e se locomover pela cidade com independência. Aqui no ABC, por exemplo, as estações de trem não possuem nenhuma adaptação para garantir acessibilidade de cadeirantes e deficiêntes físicos ou visuais. Denunciamos esse descaso das estações de trem em fevereiro (confira aqui a matéria: http://goo.gl/YLYQMq).

Em São Caetano falta acessibilidade em muitas ruas e avenidas, o problema ainda piora pela falta de manutenção das calçadas e obstáculos como orelhões, placas e outro objetos mal colocados.

A inclusão de pessoas com deficiência deve ser um compromisso da administração pública e inclui muitas mudanças. Precisamos da instalação de sinais de pedestres sonoros e piso tátil para deficientes visuais, frota de ônibus adaptados, rampas de acesso, vagas exclusivas, acessibilidade em escolas e investimentos em centros de reabilitação para essas pessoas.

Nossa cidade só será realmente boa e justa, quando for boa para todos!

Receba nossas notícias também por WhatsApp ou e-mail! Mande uma mensagem para (011) 95192-0929 ou para ocdoabc@gmail.com

Foto: Rua Niterói próximo ao cruzamento da Rua Goitacazes, a caixa da operadora de telefonia quase bloqueia completamente a calçada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s