ALCKMIN QUER VENDER PARQUES PÚBLICOS

ALCKMIN QUER VENDER PARQUES PÚBLICOS

Projeto tramita com urgência na Assembleia; quem ganhar licitação poderá explorar áreas como quiser

Por ABCD Maior

Tramita em caráter de urgência na Assembleia Legislativa o projeto de lei 249/13, que prevê a concessão de áreas públicas protegidas, como parques, florestas e viveiros, à iniciativa privada. A Região possui dois parques estaduais que seriam afetados: o Serra do Mar e a Chácara Baronesa.

A proposta permite que uma empresa explore as unidades de conservação por até 30 anos, com atividades turísticas, extração de madeira, resina ou minérios, sob a condição de respeitar as leis ambientais. Mas não detalha como seria essa exploração.

O documento também não especifica quais áreas passariam pela concessão e quais atividades seriam realizadas. “É uma carta em branco para o governador fazer o que quiser com as áreas ambientais”, argumentou o promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) de Piracicaba, que apura a adequação técnica, os impactos ambientais sobre a biodiversidade nativa e a constitucionalidade do projeto. “Ao deixar as regras para um decreto, edital ou contrato de concessão, permite que haja manobras futuras”, analisou.

Procurada, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado informou que prefere esperar a tramitação do projeto antes de se manifestar sobre o assunto, uma vez que o mesmo ainda poderá passar por modificações antes da aprovação em plenário.

Foto: Governo do Estado de SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s