LIVRO RESGATA A HISTÓRIA DOS CINEMAS DE RUA DE SÃO CAETANO

Lido - Acervo Atílio Santarelli

Por Raissa Melo e Thiago Cavallini

Atualmente ao falar em cinema, logo pensamos em shoppings, mas não foi sempre assim. Antigamente era comum encontrar salas de rua e o livro “Cenas do Passado” conta um pouco dessa história em São Caetano do Sul.

Em 2012 alunos de jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul decidiram resgatar uma parte do passado da nossa cidade por meio da memória cultural dos cinemas de rua. Neste ano, os autores Bruna Moura, Caio Lima e Vanusa Nascimento lançaram o livro digital, gratuito, para todos que querem conhecer essas histórias.

Para falar sobre essa época os estudantes ouviram moradores idosos que acompanharam de perto as mudanças e evoluções da cidade. Os autores acreditam que essa é uma maneira de compartilhar esse conhecimento com as novas gerações.

“Decidimos disponibilizar uma página com o livro online grátis para que o conhecimento seja multiplicado, e para que as memórias e nosso trabalho não fiquem esquecidos”, contam os autores.

Além de abordar a importância cultural e histórica dessas salas, o livro traz relatos emocionantes de alguns moradores. Como o primeiro encontro de um casal em uma sessão do Cine Aquárius em 1979. Os dois se encontraram pela primeira vez para assistir Guerra nas Estrelas, se casaram e estão juntos até hoje.

Para ler o livro virtual e conhecer mais detalhes do projeto, visite a página do Cenas do Passado: https://www.facebook.com/cenasdopassado

Foto: Cinema Lido – Acervo Atílio Santarelli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s