HOSPITAL MÁRCIA BRAIDO DESRESPEITA LEI E PROÍBE ACOMPANHANTES NO PARTO

HOSPITAL MÁRCIA BRAIDO DESRESPEITA LEI E PROÍBE ACOMPANHANTES NO PARTO

Mesmo dez anos após a aprovação da lei, hospital não está preparado para receber gestantes com acompanhantes

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

A lei assegura o direito das gestantes de serem acompanhadas durante todas as etapas de internação na maternidade, mas o Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido há anos nega esse direito às pacientes.

“Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde – SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.”

O texto acima é o artigo 19-j, da lei nº 11.108, de 7 de abril de 2005. Ele não deixa dúvidas de que todas as gestantes tem esse direito.

“Só é permitido no pós-parto. A sala é feita para várias gestantes e o hospital alega que os acompanhantes poderiam expor as outras mulheres”, conta uma denunciante.

Muitas mulheres contam que tiveram que ameaçar chamar a polícia e discutir com os funcionários para exercer seus direitos. Todas em trabalho de parto, um momento tão delicado para as gestantes.

Depois de dez anos após a aprovação da lei, o hospital ainda não se adequou para receber gestantes e seus acompanhantes. Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura questionando porque a lei está sendo desrespeitada. Em resposta, a Prefeitura informou que esse não é o procedimento normal do hospital e que casos como esses deveriam ser apurados pontualmente.

Envie suas denúncias para ocdoabc@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s