EXPRESSO ABC PODE MELHORAR O TRANSPORTE DA REGIÃO

EXPRESSO ABC PODE MELHORAR O TRANSPORTE DA REGIÃO

Projeto está sendo cogitado desde 2011 mas não tem data de entrega

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

Uma ótima solução para garantir mais mobilidade urbana na região da Grande São Paulo é o transporte sobre trilhos. Por aqui, os projetos caminham lentamente, mas prometem diminuir bastante o congestionamento das cidades. O Expresso ABC é uma dessas soluções que tramita desde 2011 nos projetos do governo estadual.

Com ele, o acesso dos moradores do ABC à capital vai ficar bem mais fácil. O trajeto do Expresso deverá ser paralelo à linha 10 Turquesa, mas a parada será realizada apenas nas estações com maior movimento da linha, com ponto final em Mauá. Dessa maneira, os passageiros conseguirão fazer o mesmo trajeto em até metade do tempo.

De acordo com o Censo de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 10% da população do ABC se desloca diariamente para a capital para trabalhar ou estudar. Somente em São Caetano, 36.377 pessoas se locomovem à capital todos os dias.

É uma pena que até o momento nenhuma data foi informada para a entrega do Expresso ABC que, juntamente ao Metrô, facilitaria muito a vida dos moradores da região. Infelizmente, o resultado desses atrasos em obras já conhecemos muito bem: superlotação do transporte público e um trânsito cada vez mais caótico.

Foto: CPTM em Foco

Anúncios

2 Respostas para “EXPRESSO ABC PODE MELHORAR O TRANSPORTE DA REGIÃO

  1. Bom dia, fico curioso em saber pq o ponto final deixou de ser na Luz pra ser no Brás. Isso obriga o pessoal a fazer baldeação só por causa de uma estação. O q diz o projeto do Expresso a respeito disso? Tem uma relação de estações? Abs

    • Flavio, na época em que foi planejado o expresso deveria chegar até a Luz. No entanto, não sabemos quais são os planos agora, já que o Governo do Estado afirma que a linha 10 não chega até a Luz mais por causa da superlotação. Vamos esperar para conferir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s