HÁ MAIS DE TRÊS ANOS EM OBRAS, UPA DO BAIRRO MAUÁ AINDA NÃO TEM DATA PARA INAUGURAÇÃO

HÁ MAIS DE TRÊS ANOS EM OBRAS, UPA DO BAIRRO MAUÁ AINDA NÃO TEM DATA PARA INAUGURAÇÃO

Prefeitura não informa quais são os motivos do atraso, nem previsão para entrega da unidade

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

Em dezembro de 2011, ainda no governo Auricchio, começaram as obras da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Bairro Mauá, em São Caetano. Hoje, mais de três anos depois do início da construção, e com outro prefeito, os moradores da região ainda aguardam a inauguração da unidade.

Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura para questionar o motivo do atraso e a data prevista para o funcionamento da UPA. A assessoria de imprensa não quis responder aos nossos questionamentos e disse apenas que “o prefeito, Paulo Pinheiro, tem prevista na agenda dos próximos dias uma reunião com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para tratar deste e de outros temas da área.”

Em maio de 2013, a Prefeitura anunciou que estava acelerando os trabalhos para a conclusão da obra e que até o fim daquele ano a unidade já estaria funcionando. Um convênio com o Governo Federal foi fechado para a construção e o investimento federal foi de R$1,7 milhão.

A UPA foi planejada para atender entre 250 e 300 pessoas diariamente. Sua estrutura conta com unidades de internação masculina e feminina, laboratórios, raio-x, farmácia, inalação, eletrocardiograma, sala de emergências, sala de medicação e refeitório.

No entanto, durante a apresentação do curso de medicina da USCS, que aconteceu em março deste ano, o secretário de saúde da cidade informou que o custeio da UPA é muito alto e, por isso, é possível que o prédio seja utilizado para abrigar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Os gastos mensais com a UPA chegam a R$600 mil, a Caps funciona com metade desse valor e ainda recebe auxílio do Governo Federal para seu funcionamento.

Foto: Tiago Silva/Metro ABC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s