LIMITE DE VELOCIDADE NAS RUAS DO CENTRO É REDUZIDO PARA 40 KM/H

LIMITE DE VELOCIDADE NAS RUAS DO CENTRO É REDUZIDO PARA 40 KM/H

O objetivo da medida é diminuir acidentes em vias movimentadas

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

A partir das próximas semanas o limite de velocidade nas ruas do centro de São Caetano vai diminuir para 40 km/h. Em algumas vias essa já era a velocidade máxima, mas a sinalização não havia sido corrigida. Agora a Prefeitura realizará a troca e padronização das placas em toda a região.

A nova regra será implementada nas ruas Baraldi, Manoel Coelho, Serafim Constantino, Alagoas, Santo Antonio, Major Carlo Del Prete e Amazonas (no trecho entre a Serafim Constantino e Avenida Goiás).

A redução do limite de velocidade tem como objetivo garantir mais segurança no trânsito, principalmente para pedestres e ciclistas, diminuindo o número de atropelamentos, mas divide opiniões.

Em São Paulo essa medida já funciona em todas as regiões da cidade. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), depois de implementado o limite de 40 km/h, houve uma queda de 5% no número de mortes de pedestres na cidade. Em 2012, 540 pedestres morreram em acidentes de trânsito, já em 2013, depois da redução de velocidade, o número passou para 515.

Outra cidade do ABC que aderiu a essa redução foi Ribeirão Pires. A velocidade máxima da Avenida Humberto de Campos passou de 60 km/h para 50 km/h, a Prefeitura da cidade ainda precisa melhorar a sinalização no local.

Muitas pessoas não acreditam que a alteração do limite seja suficiente para a redução dos acidentes, já que a maior causa de atropelamentos é a imprudência de quem está no trânsito. Outros, dizem que se trata apenas de uma medida arrecadatória, para que a Prefeitura recolha mais dinheiro em multas.

Outras medidas que podem ser implantadas juntamente à redução do limite, seriam os investimentos no transporte coletivo, diminuindo o número de carros nas ruas, instalação de lombadas eletrônicas, aumento do tempo de travessia para pedestres e iluminação das faixas de pedestre. Além de investimentos na educação e conscientização dos condutores.

A fiscalização em São Caetano continua a ser feita por radares eletrônicos e a multa para quem desrespeitar o limite de velocidade é de R$86,13 e quatro pontos na carteira.

E você, aprova essa medida? Deixe aqui sua opinião e contribua para o debate.

Foto: Rua da cidade onde o limite é de 40km/h. Eric Romero

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s