VOCÊ É A FAVOR DA PROIBIÇÃO DE DOCES E FRITURAS NAS ESCOLAS?

VOCÊ É A FAVOR DA PROIBIÇÃO DE DOCES E FRITURAS NAS ESCOLAS?

Lei aprovada em Santo André pode ser modelo para região

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

A venda de alimentos ricos em gordura e açúcar deve ser proibida em escolas públicas e particulares de Santo André. Se sancionada pelo prefeito da cidade, as instituições de ensino só poderão comercializar alimentos saudáveis para crianças e adolescentes.

A matéria tramitava desde na cidade desde 2013. Há alguns anos um projeto parecido foi aprovado pela Assembleia Legislativa, mas vetado pelo então governador José Serra.

Em Santo André, a lista de produtos com venda proibida em instituições de ensino é bem especifica. Não poderão ser comercializados: refrigerantes, massas folhadas, qualquer tipo de fritura, biscoitos recheados, pipocas industrializadas, sucos artificiais, produtos enlatados, produtos que contenham gorduras trans, balas, pirulitos e gomas de mascar. Além disso, também fica proibido o fornecimento de ketchup, mostarda, maionese e outros molhos calóricos.

A sugestão do projeto é que esses alimentos sejam substituídos por sanduíches e sucos naturais, salgados assados, frutas, água de coco, queijos magros, iogurtes e cereais. Se aprovada, a cidade ainda deve estipular penalidades para as escolas que descumprirem a lei.

Com o crescimento da obesidade infantil e de problemas causados pela má alimentação, escolas e governos buscam maneiras de oferecer cardápios mais saudáveis e reeducação alimentar a crianças e adolescentes.

Neste mesmo caminha vai a cidade de São Paulo, onde foi sancionada uma lei que obriga a inclusão de alimentos orgânicos nas escolas. A medida permite que a prefeitura gaste mais com alimentos de pequenos produtores que usam menos agrotóxicos, além da oferta de alimentos que garantem mais segurança alimentar aos estudantes.

Você concorda com essas ações das prefeituras? Acha que São Caetano deveria ter um modelo parecido?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s