POR QUE GOVERNOS TEM MEDO DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO?

O caso das eleições para o Conselho de Segurança de São Caetano

PARTICIPA_SCS

por Thiago Cavallini

Governos não gostam que as pessoas participem de nada. Quanto pior o governo, maior é a necessidade de deixar as pessoas bem distantes de qualquer tipo de participação na vida política.

Para governantes, o melhor cidadão é aquele do sofá, que só levanta de dois em dois anos pra votar, e no resto do tempo reclama em voz alta algo pro Boner do Jornal Nacional. Assim, o governante faz o que quer, da forma como quer, sem ter que dar muita satisfação.

Aqui em São Caetano não é diferente. Desde da farsa participativa do “Orçamento Comunidade” do governo Auricchio (leia mais aqui: http://goo.gl/vnWNLz) até a captura das eleições Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) pela administração Paulo Pinheiro, ocorrida no Domingo e que terá seu resultado amanhã.

Para quem não está por dentro dos acontecimentos, haviam duas chapas para a disputa do CONSEG, que é uma ótima forma de participação popular nas cidades (veja aqui: http://goo.gl/RXrzix). De repente, surge uma terceira, controlada pela Prefeitura e com o claro objetivo de impedir a real participação dos cidadãos comuns. Não é difícil imaginar como foram as eleições.

Foi uma verdadeira enxurrada de funcionários municipais, especialmente os nomeados, que foram pressionados pela administração a comparecer na votação que ocorreu neste domingo. Pinheiro aprendeu com Auricchio a usar os seus funcionários de forma política, através da troca de favores ou intimidação. Esqueceu que foi eleito justamente denunciando esse típico de prática do adversário.

Agora corremos o risco de termos um CONSEG apático, “muy amigo” da prefeitura e que não representa legitimamente a população de São Caetano. O conselho não vai estar lá pra cobrar, exigir e denunciar, pelo contrário, tentará impedir que isso ocorra. Afinal, a missão do governo é impedir seu próprio desgaste.

Mas talvez o tiro tenha saído pela culatra. Subestimaram a repercussão do golpe e podem pagar um alto preço na opinião pública. Parece que desaprenderam o poder que tem as redes sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s