OBRAS DO METRÔ DO ABC ESTÃO ATRASADAS NOVAMENTE

OBRAS DO METRÔ DO ABC ESTÃO ATRASADAS NOVAMENTE

O contrato foi assinado em agosto do ano passado e, até o momento, a construção da linha não teve início

Há sete meses foi fechado o contrato para o início das obras da Linha 18 – Bronze do Metrô, e até agora não há nenhum sinal de que o trabalho tenha começado. O novo trecho, que deveria ligar o ABC à capital, ainda não tem nenhum canteiro de obras em funcionamento. O governo do Estado prometeu que as construções nos arredores da Estação Tamanduateí poderiam ter início imediato e que até o mês de março deste ano, o trabalho seria visível em vários canteiros. A Prefeitura de São Caetano chegou até a colocar outdoor na cidade, anunciando a obra.

Em nota, o Metrô afirma que as obras vão começar no segundo semestre deste ano, e que neste momento, o consórcio vencedor da PPP (Parceria Público-Privada) “desenvolve os projetos básico, levantamento cadastral dos imóveis para desapropriações e também trabalha na obtenção das licenças para o início das obras”. Este não é o primeiro atraso da Linha 18, prevista para ser entregue em 2018.

O projeto é discutido desde 2009. Quando a licitação foi aberta, em janeiro do ano passado, a expectativa era de assinar o contrato e começar as obras em 90 dias. Antes disso, o governador Geraldo Alckmin chegou a marcar o início das construções para 2013. No Relatório de Impacto Ambiental das obras, apresentado em 2012, o primeiro trecho da Linha 18, até o paço de São Bernardo, deveria ser entregue neste ano.

Levando em conta as entregas de estações realizadas pelo governo tucano nos últimos anos, cerca de 80% delas foram inauguradas em anos eleitorais. Até o ano passado, 19 das 24 paradas foram concluídas em ano de eleição. E a estatística deve continuar. Só nas duas últimas semanas, o governador Geraldo Alckmin anunciou, mais uma vez, o atraso na entrega de novas estações da linha 4-Amarela e da linha 5-Lilás. Se o último prazo prometido para a entrega da última estação da linha 4-Amarela do metrô de São Paulo for cumprido, a linha terá levado quase 15 anos para ficar pronta.

A estimativa é de que a linha 18 transporte 314 mil passageiros por dia. Enquanto a linha não é entregue, os passageiros permanecem no sufoco de ônibus e trens lotados. Considerando a velocidade das obras do Governo, essa situação deve permanecer assim por muito tempo.

Fontes: Metro e El País
Arte: Metro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s