REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS TRAZ BENEFÍCIOS AO MEIO AMBIENTE E À COMUNIDADE

REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS TRAZ BENEFÍCIOS AO MEIO AMBIENTE E À COMUNIDADE

Com uma semana de greve dos coletores de lixo é possível enxergar a quantidade gigantesca de resíduos que produzimos. Agora espalhados pelas ruas, normalmente todo esse lixo fica amontoado nos aterros e lixões da região. Infelizmente, o hábito da reciclagem não faz parte da rotina da maioria da população, muito menos o reúso dos resíduos orgânicos.

Enxergando a necessidade da reutilização da matéria orgânica produzida no dia-a-dia, um empresário de São Bernardo e um pesquisador criaram uma tecnologia que mistura restos de comida com enzimas e transforma o lixo em fertilizante.

O processo já é utilizado em um shopping em São Paulo e todo resíduo orgânico da praça de alimentação vira adubo para uma horta no telhado do prédio. Além de reaproveitar o material, o shopping produz frutas, legumes e hortaliças, e o Telhado Verde abaixa a temperatura dentro do prédio. Também há a possibilidade de lucrar com a venda do adubo e os custos com a coleta de lixo caem consideravelmente.

De acordo com o empresário responsável pela tecnologia, o investimento é de R$ 128 mil para a implantação do sistema e o gasto para que cada tonelada de adubo seja produzida é de R$ 245.

Os shoppings ParkShopping São Caetano e o Golden Square, em São Bernardo, afirmam que também vão implantar o Telhado Verde. Mas esse modelo pode ir muito além dos shoppings. Se unidades fossem instaladas dentro de bairros, beneficiariam a comunidade local, o meio ambiente e ainda reduziriam os custos de coleta e transporte de lixo.

Essa poderia ser uma forma de descartar o lixo de maneira mais consciente e diminuir os impactos ambientais pela produção exacerbada de resíduos nas grandes cidades.

Você acha que esse modelo funcionaria na nossa cidade?

Fonte e foto: DGABC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s