ABC TEM AUMENTO DE 11,2 MIL PASSAGEIROS POR DIA NOS ÔNIBUS

ABC TEM AUMENTO DE 11,2 MIL PASSAGEIROS POR DIA NOS ÔNIBUS

Mesmo com a precariedade do sistema e preços altos das passagens, muitas pessoas optam pelo transporte coletivo

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

Apesar do aumento nas passagens, muitas pessoas escolhem utilizar o transporte coletivo na região. É o que mostra um levantamento realizado pelas prefeituras locais. De 2013 para 2014 houve um aumento de 4,1 milhões de usuários nas linhas de ônibus do ABC. Em São Caetano, o crescimento chegou a 550 novos passageiros por dia.

O motivo do crescimento no número de usuários seria a facilidade do modelo de bilhetagem eletrônica, uso de aplicativos de monitoramento e abertura de faixas exclusivas para ônibus em algumas cidades. O que não é o caso de São Caetano, que não informou nenhum investimento em transporte para 2015.

Mesmo com um aumento de 2,7% do número de usuários, São Caetano não possui nenhum plano de criação de faixas exclusivas, nem de expansão das linhas de ônibus. Hoje, temos apenas oito linhas rodando pela cidade, sendo que todas são operadas pela mesma empresa.

A população opta pelo transporte coletivo mesmo com a precariedade do sistema. Se as prefeituras da região investissem em planos conjuntos de mobilidade que facilitassem o transporte entre as cidades da região, poderíamos diminuir muito o número de veículos nas ruas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Com todo o dinheiro arrecadado pela passagem de ônibus a R$3,50 existe a possibilidade de transformar o sistema de transporte coletivo na região, mas falta planejamento, investimento e transparência por parte das administrações.

Foto: O C do ABC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s