DIFICULDADE DE MATRÍCULA EM ESCOLAS E CRECHES EM SÃO CAETANO

Por Thiago Cavallini e Raissa Melo

Pais, mães e responsáveis relatam problemas comuns no sistema da cidade

Recentemente realizamos uma enquete no C do ABC sobre possíveis problemas no processo de matrículas em EMEFs, EMIs e EMEIs de nossa cidade. O resultado foram diversos relatos de dificuldades com a Secretaria de Educação (SEDUC) e a falta de vagas adequadas às necessidades dos pais e crianças.

A reclamação mais comum é a falta de flexibilidade de horários do Ensino Infantil. Muitos pais precisam que as crianças recebam cuidados durante todo o dia, mas nem todas as escolas possuem período integral. Enquanto isso, alguns preferem que as crianças fiquem na escola apenas meio período, pela manhã ou tarde, mas não encontram essas opções na rede municipal.

“Já faz dois anos que estou tentando colocar meus filhos em período integral, trabalho fora e tenho a carteira e a declaração de trabalho, mas na SEDUC é uma canseira só, falam que nunca tem vaga” comentou uma mãe de gêmeos.

“Quero colocar meu filho de dois anos na escola, que é importante para o seu desenvolvimento, mas também sei da importância das crianças ficarem em casa com a família. Só que não tenho a opção de meio período. Ou é integral, ou nada”, relatou outra de nossas leitoras.

Problema semelhante acontece em relação à distância. Diversos pais são informados que os filhos não poderão estudar na escola mais próxima de suas residências porque não há vagas. Para que as crianças não fiquem sem estudar, muitos são obrigados a pagar transporte particular.

“Surgiu uma vaga próximo à faculdade Mauá, totalmente fora de mão do meu bairro, o Santa Maria. E ainda com horários ingratos para pais que trabalham em São Paulo”, reclamou um pai.

O excesso de burocracia é outra queixa comum, principalmente envolvendo a comprovação de horários de trabalho dos responsáveis. Trabalhadores autônomos como empresários, vendedores e freelancers não conseguem comprovar os horários de trabalho e, por isso, não conseguem vagas adequadas para os filhos.

“Disseram que eu mesma teria que atender o telefone, sendo que não fico no estabelecimento grande parte do tempo”, afirmou uma empresária da cidade. “A parte mais difícil pra mim é tentar fazer a SEDUC entender que sou freelancer, mas trabalho até mais que eles”, desabafou outra mãe com dificuldade em conseguir vaga.

Por fim, identificamos que o município não dá a importância devida ao Ensino Fundamental II, afirmando que seria obrigação do Estado fornecer vagas a partir do 6º ano.

EM BUSCA DE SOLUÇÕES

Relatados os problemas mais comuns, seria fácil para a Prefeitura investir no aperfeiçoamento do sistema de matrícula e distribuição de vagas. É necessário também humanizar o funcionamento da SEDUC, compreendendo as características especiais de cada caso e procurando atender o munícipe da melhor forma possível. Fica claro que a administração da cidade está despreparada para lidar com o quantidade de alunos da rede e compreender suas necessidades.

Desde que fizemos nossa primeira reportagem sobre o tema (confira a matéria aqui: http://goo.gl/6B2CnL), em 2012, até agora, é fácil identificar que faltam vagas na cidade, ao contrário do que afirma o senso comum. Além disso, as vagas estão mal distribuídas territorialmente em relação à crescente demanda. Falta investimento qualificado na rede municipal de São Caetano.

Reformulação do sistema de matrículas, desburocratizarão do processo, ampliação e melhor distribuição geográfica de vagas, flexibilização dos horários e humanização do atendimento são as bases nas quais deve se erguer o novo sistema educacional da cidade.

As soluções estão aí, e surgem em grande parte pela disposição de ouvir o usuário do serviço, o cidadão de São Caetano. Prefeitura de São Caetano do Sul, é só fazer.

Para quem ainda não conseguiu vagas, a Prefeitura reabriu hoje a inscrição para a Educação Infantil: http://www.saocaetanodosul.inf.br/estao-abertas-inscricoes-para-educacao-infantil-de-sao-caetano-sul/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s