ÁRVORES DA ALAMEDA SÃO CAETANO CORREM RISCO

Moradores organizam movimento para proteger a área

Quem passa pela Alameda São Caetano, no bairro Santa Maria, com certeza já viu a grande quantidade de árvores presentes no imóvel de número 1611. Porém essa paisagem corre risco e pode deixar de existir.

Segundo informações da imobiliária responsável pela venda do imóvel, uma rede de supermercados comprou o terreno e pretende construir um depósito no local. Para que a construção seja possível, as mais de 30 árvores de grande porte localizadas no terreno poderão ser removidas.

Moradores da cidade já se mobilizaram contra a derrubada das árvores, e criaram um abaixo assinado que pede a proteção dessa área verde. O C do ABC acompanhou a abertura de inquérito no Ministério Público pedindo a transformação do terreno em parque.

Juliana Pan, uma das organizadoras do movimento, conta que os moradores da região estão preocupados. “É o assunto da rua. Todas as pessoas com quem conversei manifestaram imenso pesar pelas árvores e pela casa também. Tenho cerca de 200 assinaturas em papel e não fiz um grande esforço para conseguí-las.”

Nossa cidade possui um dos piores índices de qualidade do ar do Estado e um número baixo de áreas verdes. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que existam nas cidades 12 metros quadrados de área verde por cada habitante e São Caetano possui apenas 10.

No ano passado a retirada de árvores das ruas da cidade já foi alvo de investigação do Ministério Público, 15 árvores foram derrubadas na Rua João Pessoa e 28 na Avenida Goiás. Na época, a Prefeitura se comprometeu em plantar 140 novas árvores, mas esse processo de compensação ambiental não é efetivo, já que as mudas demoram décadas para se desenvolverem completamente.

Além da derrubada das árvores, Juliana ressalta outros impactos da obra sobre a região, como trânsito, estacionamento de veículos e barulho da construção. “Seria ótimo se a direção do Joanin se mostrasse mais sensível ao bairro e abrisse um diálogo. Se as pessoas virem o mercado como uma empresa inimiga da comunidade, elas vão naturalmente evitá-lo”, completa.

Ajude a proteger o verde em nossa cidade, assine a petição online:https://secure.avaaz.org/…/Supermercados_Joanin_Deixe_as_ar…

Conheça também a página do movimento no Facebook:https://www.facebook.com/…/Hey-Joanin-deixe…/618034661652176

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s