MAIS QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE: A INVENÇÃO DOS PARKLETS

Saiba o que são, onde funcionam e opinem sobre a implantação em São Caetano

Por Raissa Melo e Thiago Cavallini

parklet2O assunto da moda é a mobilidade urbana e o automóvel sempre está no centro da discussão. Mas afinal, nossas cidades foram feitas para pessoas ou para carros?

Foi com esse pensamento que em 2006 moradores de São Francisco, nos Estados Unidos, tomaram a iniciativa de criar “Parklets” – estacionamentos para humanos. Essas áreas são extensões da calçada que ocupam vagas públicas, antes destinadas a carros, mas para o uso das pessoas. Nos locais foram instalados bancos, mesas e plantas.

Muitos comerciantes passaram a criar essas áreas em frente a seus negócios, aumentando o conforto dos clientes e criando um local para convivência e recreação ao ar livre.

Outras cidades também estão aderindo à onda e abrindo espaço para as áreas verdes. Aqui no Brasil, São Paulo deu inicio ao projeto Zonas Verdes em parceria com o Instituto Mobilidade Verde.

Em abril deste ano, a primeira zona verde permanente de São Paulo foi instalada na esquina da Avenida Paulista com a Rua Padre João Manuel. Hoje dez Parklets já estão em funcionamento e mais 30 estão planejados para os próximos meses.

“O Parklet traz cidade para uma escala mais humana, mostra que a via não é só para carros mas também para as pessoas”, declarou Lincoln Paiva, presidente do Instituto.

Paiva ainda afirma que esses espaços são apenas o início da construção de cidades mais humanizadas. “Começamos com o Parklet, mas hoje estamos planejando cidades inteiras para a importância do urbanismo caminhável”, completou.

É claro que para um bom funcionamento das zonas verdes, é necessária uma reforma em todo o sistema de transporte público em São Paulo. Somente com a expansão das frotas de ônibus, trens e metrôs, teremos ruas com menos carros e mais espaço para a população.

Se quisermos a implantação desses espaços em São Caetano, a prefeitura deve regulamentar os Parklets, definindo critérios como a localização, o número de vagas que podem ser ocupadas, acessibilidade, etc.

Nossa cidade pode melhorar com os Parklets? O que acham? Deixe aqui sua opinião para debatermos.

Mais informações sobre parklets em São Paulo aqui.

Fotos: Crédito: Fábio Arantes / Secom de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s