ZONA AZUL EM SÃO CAETANO? SÓ EM 2015

“Apagão” do sistema já dura mais de 6 meses e prejudica comércio

As vagas de estacionamento na rua continuarão a ser artigo raro em São Caetano, graças ao despreparo da prefeitura para lidar com a questão.

A suspensão do sistema rotativo ocorreu no início de fevereiro deste ano, devido ao fim do contrato com a empresa Cielo Auto, que operava o serviço (veja aqui). A volta da operação esbarra na dificuldade da administração municipal em realizar um edital que siga os requisitos legais e em sua negação de operar o serviço diretamente.

zona azul_SCS“A Prefeitura optou por revogar o processo licitatório, tendo em vista as constantes representações apresentadas pelas empresas participantes do certame. Nova concorrência será lançada em breve, atendendo todas as orientações do Tribunal de Contas do Estado”, declarou a administração municipal em nota.

Em outras reportagens, criticamos o funcionamento da Zona Azul na cidade, assim como sua equivocada distribuição geográfica (aqui e aqui). Por outro lado, é inviável, na cidade com o maior número de carro per capita do Brasil, ficar sem um sistema que garanta a rotatividade das vagas.

As reclamações sobre a dificuldade de se conseguir vagas de se avolumam e, apesar da falta de estudos de impacto econômico específicos sobre o assunto, não é de se duvidar que a situação está causando prejuízo ao comércio local.

“Os clientes reclamam muito da falta de vagas. Muitas vezes dizem que acabaram não parando [para comprar] porque não conseguiram estacionar”, declarou um comerciante da região central que preferiu não se identificar.

Defendemos uma Zona Azul racional e justa na cidade, com pagamento apenas do tempo em que se utiliza a vaga. Além disso é necessário que se redesenhe a distribuição das vagas, muitas vezes localizadas em zonas residenciais, e também que se implemente um plano de ampliação das vagas através da construção de bolsões de estacionamento verticais ou subterrâneos.

Esperamos que se aproveite esse novo edital para reformular o modelo arcaico de funcionamento do sistema em São Caetano. É urgente e a prefeitura de Pinheiro não pode mais errar.

Anúncios

Uma resposta para “ZONA AZUL EM SÃO CAETANO? SÓ EM 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s