PREOCUPADO COM IMAGEM NEGATIVA, PREFEITURA REALIZA AÇÃO SIMBÓLICA EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE

Tombamento de áreas verdes se dá após intenso desgaste da administração municipal por derrubada de árvores

Na foto, árvore cortada pela prefeitura em março deste ano.

Na foto, árvore cortada pela prefeitura em março deste ano.

Foi noticiado com grande alarde o fato de São Caetano ter tombado as áreas verdes de seus parques, o que garante, de agora em diante, que nenhum prefeito louco irá destruir facilmente parques na cidade (ação já realizada anteriormente por Auricchio e Tortorello).

Estão protegidas, em tese, os parques Chico Mendes, Chiquinho, Guaiamú, Cidade das Crianças, Bosque do Povo e a Escola de Ecologia. “Em tese” por que a legislação ambiental que já existe e que deveria proteger o meio ambiente, não impediu a derrubada passada de árvores (afinal, sempre se dá um “jeitinho” quando o interesse é derrubar)

Mas enfim, isso significa mais área verde para a cidade? Não. Significa que os cortes de árvores em ruas e praças não tombadas irão parar? Não.

Em 2011, data do último levantamento, São Caetano possuía 2,98m2 de área verde por habitante, número muito inferior ao mínimo recomendado pela ONU – 12,00m2 – e o ideal de 36,00m2.

Está mais do que na hora da prefeitura parar de tomar ações midiáticas com pouca repercussão prática e colocar a mão na massa para aumentar nossa área verde em no mínimo 4 vezes. Parece difícil, mas basta vontade política.

Além disso, vamos lembrar que o discurso está longe da prática. Muitos se lembram dos cortes escandalosos que a administração vem promovendo desde o início do ano, com destaque para a Rua João Pessoa, onde 15 árvores foram derrubadas (leia aqui).

(futuramente iremos demonstrar como é possível o plantio dessa quantidade de árvores na cidade e que a desculpa de falta de espaço é apenas isso, uma desculpa)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s