ESCOLA DE SÃO CAETANO CANCELA PARTICIPAÇÃO EM FESTIVAL DA FUNDAÇÃO DAS ARTES

Cancelamento da apresentação do EMEF Luiz Capra ocorreu de última hora, contrariando expectativas das crianças
Capra-01_p

A apresentação “Brincantes da Cultura Brasileira”, espetáculo que contaria com a atuação de 90 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Luiz Capra, foi cancela momentos antes de acontecer, nesta sexta-feira (04). O motivo alegado pela diretora da escola, Marilena Duarte da Cunha, foi que houve problemas com o transporte dos alunos. Nada foi feito para conseguir métodos alternativos de transporte.

Assim, às 15h de hoje, horário previsto para a apresentação, as quase cem crianças, que vinham ensaiando desde março, poderiam estar vivenciando uma experiência motivadora e inspiradora através do teatro. Mas não é isso que ocorreu. Para os alunos de nove e 10 anos da escola, que chegaram a vender rifas para financiar o traslado, a experiência não será mais esquecida – e pelo pior motivo possível.

É por episódios como esse que fica clara a falta de comprometimento na condução das atividades pedagógicas e na formação de alunos em algumas escolas de São Caetano. As ações da diretora da EMEF mostram uma visão que continua a dissociar cultura e educação, explicitando a fragilidade no preparo dos profissionais responsáveis pela gestão da educação no município.

Precisamos acabar com a nefasta nomeação de diretores pela prefeitura e garantir que haja eleição entre os integrantes da comunidade escolar na escolha de seus dirigentes. Eleição para diretor já!

O FESTIVAL

O Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil, em sua segunda edição, “é um espaço para incentivar a criação e circulação de espetáculos produzidos nas escolas de ensino regular. Surgiu com uma forma de abrir um espaço para uma produção artística que é muito relevante no panorama cultural, mas que nem sempre encontra espaço para ser apresentado”, afirma Celso Correia Lopes, coordenador da Escola de Teatro da Fundação.

Em 2013, o Festival conta com onze espetáculos participantes, de cinco cidades diferentes (São Paulo, São Caetano, Diadema, Santo André e Lins, no interior do Estado). Além disso, a proposta não é competitiva, mas sim colaborativa. Cada espetáculo é avaliado isoladamente por uma comissão formada por professores da Escola de Teatro e artistas renomados do teatro profissional.

Anúncios

Uma resposta para “ESCOLA DE SÃO CAETANO CANCELA PARTICIPAÇÃO EM FESTIVAL DA FUNDAÇÃO DAS ARTES

  1. Pingback: Projeto Potência acompanhando o Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil – Espetáculo “Fragmentos da Aurora da Minha Vida” | Projeto Potência·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s