Cargos de confiança: Auricchio aumentou, Pinheiro manteve e transparência é nota zero

cargos comissionados scs

São Caetano foi a cidade do ABC que mais aumentou seus gastos com funcionários comissionados, aqueles que não necessitam de concurso para serem contratados. De acordo com matéria publicada no Jornal Metro, a cidade teve um aumento de 36,7% – ou 97 pessoas nos últimos quatro anos de governo Auricchio (2009-2012).

A prefeitura tem atualmente 361 funcionários em cargo de confiança, e a promessa de corte de cargos feita por Pinheiro durante a campanha eleitoral não foi cumprida.

Passados mais de seis meses de mandato, já era tempo de rever essa estrutura clientelista da prefeitura, usada quase que exclusivamente para pagar apoios eleitorais. Não há sentido em termos tantos cargos de confiança em funções técnicas, que deveriam ser ocupadas por funcionários concursados. Concurso público já!

Falta de transparência

Outra questão que preocupa na atual administração é a total falta de transparência quanto a remuneração dos servidores, principalmente os lotados em cargos de confiança.

Ao contrário de outras cidades, tribunais e do governo do Estado que publicam nominalmente os salários efetivos de todos os seus funcionários, São Caetano alega que essa informação é sigilosa. O C do ABC acredita que saber como e com quem o gasto público é gasto é um direito dos cidadãos e parte do espírito republicano.

Segundo Horácio Neto, advogado e membro da executiva do PSOL – único partido de oposição da cidade, a divulgação dos nomes e salários é uma obrigação da prefeitura e a lei é descumprida quando não se garante o acesso. “No início do ano, entramos com requerimento na prefeitura, baseado na Lei de Acesso a Informação, pedindo essa lista [de funcionário e seus salários], mas não tivemos nosso pedido atendido”, critica.

Leia aqui a matéria do Metro

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s