Para Economist, metrô brasileiro é “inadequado”

Revista britânica culpa “burocracia lenta e corrupta” por atrasos em obras de metrô nos países em desenvolvimento

por Amanda Previdelli,  de EXAME.com

São Paulo – Londres foi a primeira cidade do mundo a ter uma linha de metrô. Em 1863 a população londrina já podia fazer (curtos) trajetos pela cidade. Londres é também sede da revista The Economist que, nesta semana, publicou matéria sobre os sistemas metroviários globais, o brasileiro entre eles.

Segundo a publicação, o metrô de São Paulo e do Rio de Janeiro – as principais cidades do país – é “inadequado”. Capitais importantes, mas menores, como Salvador e Cuiabá estão recebendo sistemas metroviários apenas agora.

O metrô paulista, por exemplo, está em operação desde 1974 e conta com uma malha de pouco menos de 75 km de extensão. Com as obras que devem ficar prontas a partir de 2014, serão mais de 100 km.

Como base de comparação, a inauguração do metrô de Shangai foi em 1995 e o metrô por lá cobre 423 km de vias. Na cidade do México, que começou a construir suas linhas junto com São Paulo, também na década de 1970, já existe mais de 200 km de malhas.

A revista britânica coloca a “burocracia lenta e corrupta” das cidades de países em desenvolvimento como o principal obstáculo para a construção e expansão de redes metroviárias.

______________

C do ABC – Vale a pena ver a matéria original também, que apesar de ser em inglês, tem um quadro com os maiores metrôs do mundo. Dá pra ver como mais de 20 anos de gestão do PSDB foi “eficiente” em São Paulo.

http://www.economist.com/news/business/21569059-subways-are-spreading-fast-going-underground

Foto do post retirada do site Mobilize.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s