RODÍZIO DE CARROS NO ABC: VALE A PENA?

Matéria de hoje do jornal Repórter Diário mostra os resultados de uma pesquisa sobre a implantação do rodízio em nossa região.

O levantamento, divulgado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, ouviu 1,5 mil moradores de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá.

Do total de entrevistados, 46% se posicionaram contra a restrição de veículos nos moldes aplicados em São Paulo, enquanto pouco mais de

 40% se demonstram favoráveis. Com margem de erro de 4,5% para mais ou para menos, a pesquisa aponta para empate técnico.

Particularmente, não acredito no rodízio como medida eficiente para resolver o problema do trânsito. É uma medida paliativa, que alimenta a indústria da multa e, principalmente, injusta.

E por que injusta? Porque afeta desproporcionalmente as diferentes classes sociais. Quem tem dinheiro para ter mais de um carro pode contornar a medida, quem não tem, “azar”.

Assim, essa população que não pode ter opção, será obrigada a usar o transporte coletivo. E como anda o transporte público de nossa região? Ele é uma alternativa viável ao carro?

Todos sabem que não. Afinal, se tivéssemos um transporte coletivo de qualidade, não precisaríamos de rodízio.

E você? O que acha da medida?

Anúncios

2 Respostas para “RODÍZIO DE CARROS NO ABC: VALE A PENA?

  1. Para que o trânsito vá bem, não precisa de rodízio, basta cumprir as leis, multar quem estaciona em locais proibidos, mão dupla, etc, isso tudo pára o fluxo da cidade, agora quem anda dentro da lei tem que pagar pela incompetência das autoridades e pela falta de educação de outros motoristas?

  2. Concordo contigo Thiago, é imperativa a reestruturação do sistema público de transportes para que seja eficaz. A sociedade deve requerer da Prefeitura um sistema inteligente e eficaz de transporte, integrado com os demais municípios da região e demais sistemas (Metro, CPTM, EMTU) sem onerar ainda mais o cidadão que sai para o trabalho todos os dias. Quem sabe se esta demanda for articulada através do Governo do Estado seja implantada pois as prefeituras não estão conseguindo conversar sobre diversas questões, assim como esta. A sociedade necessita de serviços de qualidade, haja vista o volume de impostos que são pagos todos os meses de forma desigual punindo aqueles de baixa renda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s