Ruas ainda estão sujas por causa da eleição

O domingo, dia 07, em São Caetano e centenas de outras cidades brasileiras, amanheceu coberto pela propaganda. Nessas eleições, os “santinhos” dos candidatos geraram muitas reclamações dos moradores de São Caetano e região não só pela sujeira que fizeram nas ruas, mas também pelos tombos que causaram. Muitas pessoas escorregaram, caíram e se machucaram por causa dos papéis jogados por todos os lados, que forravam calçadas e ruas, principalmente próximo aos colégios eleitorais.

Pessoas contratadas e até mesmo alguns candidatos passaram a madrugada de sábado para domingo jogando milhares de “santinhos” pelas vias da cidade, entupindo bueiros (veja a foto) e colaborando para possíveis inundações. O resultado é que até hoje, dois dias após o pleito, ainda encontramos ruas cobertas com o material eleitoral dos candidatos mais sujões.

A limpeza das montanhas de panfletos ficou de “herança” para os varredores da prefeitura, que começaram o trabalho ainda no domingo e mobilizando cerca de 180 funcionários. Apesar dos esforços, a estimativa é de que os trabalhos demorem, mais dois dias para serem concluídos, informa o Diário do Grande ABC.

Na Avenida Tijucussu, três varredores tinham muito trabalho pela frente. “Vamos demorar uma semana para limpar nosso percurso, cerca de 14 quilômetros, coisa que a gente faria em um dia”, disse um dos trabalhadores para o jornal.

Até quando vamos tolerar esse tipo de atitude lamentável dos candidatos? Santinhos representam uma propaganda irresponsável e superficial, que estimula o voto inconsequente. O poder para acabar com esse tipo de sujeira está nas nossas mãos. Se a população parar de votar em candidatos sujões, eles não terão motivo para continuar poluindo nossas ruas e terão que procurar meios mais inteligentes e ecológicos de comunicar sua campanha. Isso é um futuro possível e melhor para a democracia.

Além disso, não deveriam os candidatos serem responsáveis pela limpeza do lixo que produzem?

Se você mora em um lugar que ainda tem “santinhos” pelo chão ou registrou a imundice desde o dia da eleição, fotografe e envie a imagem para ocdoabc@gmail.com ou poste no nosso mural aqui no Facebook. Não se esqueça de informar o bairro onde a foto foi tirada.

As fotos podem mostrar a indignação dos leitores com a sujeira eleitoral e deixar bem registrado na memória a sujeira que não queremos ver se repetir nas próximas eleições. Só ficando no pé dos políticos sujões veremos menos poluição nas ruas nas próximas eleições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s