Trocando recicláveis por passagens de ônibus, metrô e trem

Boas ideias para a cidade não precisam ser mirabolantes. Um pouco de sensibilidade para perceber as necessidades do dia-a-dia pode gerar soluções criativas para problemas complexos, como o preço do transporte público e lixo.

E se a reciclagem tivesse uma recompensa real e instantânea? E se o transporte público fosse subsidiado? Foi pensando nisso que o designer Willian Sertório desenvolveu a ideia de trocar lixo reciclável por créditos de ônibus, metrô e trem, uma maneira de promover a reciclagem e de aumentar o uso do sistema de transporte público. O  projeto se chama “Meu lixo, meu transporte” e foi inscrito no Creative Sand Box, concurso do Google que vai investir recursos e mão de obra para colocar o projeto em prática.

O sistema de funcionamento é simples e poderia funcionar muito bem em São Caetano: as pessoas levariam os resíduos para bancos de coleta de material reciclável, anexos a infraestruturas existentes para esse fim, como as cooperativas de coleta seletiva ou ecopontos, onde já há um conhecimento sobre os processos e espaço para armazenamento. Nesse próprio lugar, o lixo é pesado e convertido em créditos para usar no transporte público por meio de um cartão, como o bilhete único. “A maior complexidade seria a questão do subsídio público, uma tabela de valores que seja justa e acessível, estimulando a população a separar seu material reciclável”, explica Willian em entrevista a revista Galileu.

No projeto de Willian, aplicativos para celulares seriam capazes de indicar a localização desses locais e de calcular a quantidade de material que deve ser recolhida para se transformar em passagens. Acreditamos que seria também necessária uma campanha permanente para informar e orientar a população, assim como vontade política dos governantes para implantar e fiscalizar a iniciativa.

Por que não fazer em São Caetano o piloto deste projeto?

Conheça o conceito do projeto “Meu Lixo, Meu Transporte”

http://wsertorio.com/meulixo.pdf

Acompanhe matérias sobre boas ideias para a cidade em:

https://ocdoabc.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s