Avalie a qualidade do seu bairro

Este slideshow necessita de JavaScript.

A partir do livro New City Life, a jornalista Natalia Garcia do projeto Cidade para Pessoas traduziu e adaptou 12 critérios para determinar o que é um bom espaço público. Ela percorreu 7 cidades pela Europa em busca de boas ideias e boas práticas de planejamento urbano que pudessem inspirar cidades brasileiras.

Neste álbum você pode navegar pelos 12 critérios para entendê-los melhor. A arte foi feita pelos designers Marina Chevrand e Calu Tegagni, da equipe do Cidade para Pessoas.

Abaixo há um questionário para que você utilize esses critérios na avaliação dos espaços públicos do seu bairro.

Esse questionário nos ajuda não só a identificar as qualidades e deficiências dos bairros, como a rever nossos parâmetros de qualidade de vida urbana.

Ao cobrar da prefeitura soluções urgentes para problemas igualmente urgentes, como o aumento do trânsito, podemos exigir uma abordagem diferente sobre essas questões. No caso da mobilidade urbana, para diminuir o trânsito e democratizar o espaço público, equilibrando o número de carros, São Caetano poderia investir em soluções variadas e alternativas, em melhorias para os pedestres, para os ciclistas, para os usuários de transporte público. Também poderia estabelecer metas e soluções para curto, médio e longo prazo. Assim como outras cidades do mundo, poderia estimular as pessoas a deixar o carro na garagem tornando outros tipos de transporte mais atraentes e vantajosos. O investimento beneficiaria o meio ambiente, a saúde das pessoas e a vida urbana como um todo.

Quando falamos em planejamento urbano não existe apenas uma solução, uma resposta certa para os problemas da cidade.

1. Estou protegido contra tráfego e acidentes? (segurança para os pedestres e ausência de motivos para temer o tráfego)

2. Estou protegido contra crimes e violência? (espaços públicos cheios de vida, circulação de pessoas, boa iluminação, policiamento)

3. A infraestrutura dos espaços públicos me protege de experiências sensoriais desagradáveis? (vento, chuva, sol, barulho, poeira, etc)

4. Tenho espaços para caminhar? (calçadas bem conservadas, ausência de obstáculos, superfícies regulares e acessibilidade)

5. Meu bairro tem locais públicos de permanência? (locais agradáveis e confortáveis para permanecer por algum tempo, com fachadas interessantes para contemplar)

6. Meu bairro tem onde sentar? (mobiliário urbano confortável para sentar e descansar, voltado para atrações, vistas e passagem de pessoas)

7. No meu bairro eu tenho paisagens para observar? (vistas interessantes, paisagens que não estejam escondidas)

8. No meu bairro eu tenho onde conversar? (baixos níveis de ruído e mobiliário urbano que convide à interação entre as pessoas)

9. Tenho locais para me exercitar e me divertir? (espaços e equipamento público para praticar esportes, entretenimento e atividades na rua, de dia, de noite, no inverno e no verão)

10. Meu bairro contempla a escala humana? (prédios e mobiliário projetados para serem vistos a partir da altura das pessoas, não do alto)

11. No meu bairro eu consigo aproveitar o clima da minha cidade? (locais para aproveitar cada estação, de acordo com o clima e a topografia da cidade. Exemplos: piscinas públicas para aproveitar o calor, grama para se sentar, com árvores que façam sombra para amenizar o sol, etc)

12. Meu bairro possui lugares onde eu tenho boa experiência sensorial (árvores, grama, cursos d’água acessíveis, mobiliário urbano feito com bons materiais e acabamento de qualidade)

Saiba mais sobre o livro New City Life:
http://www.gehlarchitects.com/index.php?id=165567

Conheça o projeto Cidade para Pessoas:
http://cidadesparapessoas.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s