Por que a prefeitura de SCS não respeita o pedestre?

Um dos mais claros sintomas de uma cidade que prioriza o carro, como São Caetano, além do trânsito infernal, é o estresse proporcional ao número de veículos entre motoristas e pedestres. A causa dessa irritação permanente entre quem anda e quem dirige é muito fácil de constatar: a falta de infraestrutura e políticas públicas que valorizem o pedestre. Quer dizer que sem faixas de pedestre, sinalização específica que respeite o tempo de quem anda a pé e uma campanha permanente de orientação ao motorista e ao pedestre, dificilmente teremos um trânsito mais democrático, menos estressante. E é claro que o mesmo vale para outras formas alternativas de deslocamento na cidade, como as bicicletas.

Cabe à prefeitura equilibrar o fluxo de carros, motos, ônibus, pessoas e bicicletas investindo nos meios de deslocamento que favorecem o trânsito e em uma infraestrutura inteligente e eficiente que respeite os diferentes tipos modais. Se todas as ruas fossem bem sinalizadas para o carro e para o pedestre, com certeza as duas partes respeitariam mais as regras do trânsito. Infelizmente, isso falta e muito em São Caetano. Grande parte dos moradores notam um grande descaso da prefeitura e do departamento de trânsito com os pedestres.

O leitor Beto chamou nossa atenção para um local que incomoda muitos moradores que andam a pé pelas ruas da cidade, ou ao menos tentam andar. Próximo à casa da mãe do Beto há uma faixa de pedestre, no cruzamento da Rua Manoel Augusto Ferreirinha com a Rua Ângelo Ferro. O problema é que ali não há nem semáforo para carros, nem sinalização para o pedestre. O resultado são pedestres ansiosos para atravessar, irritados com os motoristas porque são quase atropelados, e motoristas irritados com os pedestres que tentam atravessar. “Você pode estender o braço, acenar, pular, e os motoristas não param… você praticamente tem que pular na frente deles pra poder atravessar”, diz ele. O leitor Heber lembra que já foram feitos vários abaixo-assinados, solicitando apenas uma lombada para que os veículos diminuíssem a velocidade, mas nada foi feito pela prefeitura.

Para a leitora Patrícia, faltam medidas de redução de velocidade no cruzamento da Rua Prates com a Rua Guia Lopes, no Bairro Oswaldo Cruz. “Pelo menos uma vez por semana acontece uma batida neste cruzamento que fica há uma quadra de uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), sempre em horário de saída da escola”. Nesse local, há moradores que tiveram que colocar tubos de proteção para proteger sua casa contra os acidentes freqüentes por ali.

Nossa leitora Ana Paula sente esse descaso no bairro em que vive, o Mauá, principalmente nas áreas de divisa. Segundo ela, a sinalização perto da Avenida Guido Aliberti, na divisa com São Bernardo do Campo, é uma vergonha. “Não tem sinalização para pedestre, muito menos a faixa. Faço esse caminho três vezes por semana, e está ficando cada vez mais perigoso.” Já a leitora Bel reclama da falta de faixas de pedestre no bairro Fundação, que segundo ela e vários moradores também é um bairro esquecido pela prefeitura não só nas questões relativas ao trânsito.

Por outro lado, o leitor Beto destaca uma reclamação freqüente dos motoristas, de que muitos pedestres não são sensatos na hora de atravessar algumas ruas. “Existem vários pedestres que se jogam em ruas que tem o semáforo para pedestre achando que o motorista consegue parar facilmente”. Acreditamos que a solução para isso também é responsabilidade da prefeitura. Um exemplo é o cruzamento da Rua João Pessoa com a Rua Amazonas, onde o problema é o tempo da sinalização para pedestres. Além de ter que esperar vários minutos pelo sinal verde, o pedestre tem que correr, pois mal dá tempo de atravessar a Rua João Pessoa. Por conta da péssima sinalização, muitos pedestres preferem correr riscos e atravessam no vermelho, o que é errado. O que falta ali é uma atenção maior da prefeitura com quem anda a pé. Com um programa de conscientização, alguns segundos a mais para atravessar e um intervalo menor entre os sinais verdes, a atitude do pedestre já mudaria.

Como pedestre você também encontra dificuldade em andar pela cidade? Mande sua reclamação ou sugestão para nós: ocdoabc@gmail.com

Anúncios

4 Respostas para “Por que a prefeitura de SCS não respeita o pedestre?

  1. Olá Thiago, vale destacar também que neste cruzamento da Amazonas com João Pessoa, muitas vezes já presenciei os motoristas de ônibus descerem a Amazonas em direção à estação de trem, a toda velocidade mesmo após o fechamento do semáforo.

  2. Thiago, de fato algumas situações no trânsito de São Caetano me deixam indignado. Nos cruzamentos onde existem farol, noto que os motoristas até respeitam a faixa de pedestre mas onde não há (e são muitas) eles avançam sobre a faixa enquanto esperam algum outro motorista “dar a vez” e que se danem os pedestres que são obrigados a dar a volta por trás do veículo ou atravessar pela via correndo o risco de ser atropelado. Esta situação é constante nos cruzamentos com a Av Roberto Simonsen onde passo todos os dias pela manhã e a noite.
    As calçadas também viraram uma extensão da via. Motoristas estacionam seus veículos sobre as calçadas para encher o pneu (nos postos de gasolina); para algum carona descer do carro; para namorar/conversar/descarregar/sei lá mais o quê, e não estão nem aí com a passagem dos pedestres.
    E vai você reclamar com eles. Somente os motoristas tem razão. Parecem ser os donos do mundo!!
    Arre! Vou me embora pra Passargada!! rssrs

    • Realmente, Edson. O trânsito da cidade está um caos. E os pedestres sofrem muito com isso!

      Sempre digo que precisamos de educação e campanhas permanentes por um lado, e fiscalização e punição por outro.

      Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s