Caminhões atravancando as ruas de SCS: onde está a fiscalização?

Um dos grandes absurdos cometidos pela prefeitura de São Caetano na administração do trânsito da cidade encontra-se na rua João Pessoa, próximo ao Viaduto Independência, uma das mais importantes vias de acesso a São Paulo. Repetidamente, os caminhões que descarregam na GM de São Caetano pelo portão que está localizado nessa mesma rua bloqueiam uma das duas faixas da estreita via, impedidos pela multinacional de entrar.

Apesar das placas de proibido estacionar e parar na referida rua, que além de tudo é mão dupla, os caminhões estacionam bem ao lado do portão, em fila que chega a comportar vários caminhões de uma só vez, tomando o espaço de uma faixa inteira, impedindo o fluxo no sentido centro, justo o que recebe o maior fluxo de carros. Por falta de espaço, os caminhões também ocupam as ruas José Paolone, Dr. Augusto de Toledo e Antônio Bento.

Quem mora nas redondezas, como a leitora Mariana, conhece bem o drama e afirma que a situação é recorrente até aos finais de semana. “Saio de casa às 6h da manhã e já tem caminhão parado nessa rua. E às 6h da tarde começa o buzinaço do pessoal querendo ir para casa e os caminhões atrapalhando”, diz Mariana. Segundo ela, os bebes são os que mais sofrem, pois não conseguem dormir nesse horário por causa do barulho das buzinas.

Enquanto a prefeitura não assume sua responsabilidade nessa história, a população segue indignada e arregaça as mangas para tentar resolver o problema. “Eu e meus vizinhos já ligamos polícia e para o DTV diversas vezes. Eles vêm, ficam algum tempo, os caminhões desaparecem. É só eles irem embora que tudo volta outra vez.”, afirma Mariana. “Em uma dessas ligações, a moça que me atendeu no DTV disse que o problema já não era mais de sua alçada. Aconselhou-me a escrever para a chefia de gabinete, que o fiz diversas vezes. E nada se resolveu.”

E a leitora Raquel alerta para um problema que vem se agravando com o consentimento omisso da prefeitura. “Antes era só na rua João Pessoa. Agora, pasmem, estão ocupando a Avenida Goiás! Passei por lá e vi caminhões estacionados na Goiás da direção da rua Tiradentes até a esquina da Luiz Gama, sem falar claro, dos vários que travam a rua João Pessoa”, relata Raquel. “Será que o departamento de trânsito deixaria de multar o meu carro se eu estacionasse na Av. Goiás? A lei não vale para todos?”.

O questionamento de Raquel vale para muitas outras situações contraditórias na cidade, como a Lei Cidade Limpa, em que a prefeitura adota “dois pesos e duas medidas”. Empresas grandes como as Casas Bahia e o ramo das construtoras podem ter espaços privilegiados para a propaganda na cidade, enquanto o pequeno e médio comerciante precisa se desdobrar para divulgar seu negócio sem descumprir a rigorosa lei.

A rua não pode virar estacionamento de caminhão. Não era assim antes, porque ficou assim no último ano? Não tem lógica, a prefeitura tem que pressionar a GM pra resolver o problema, multar os caminhões e até pensar a criação de um bolsão de estacionamento, se for necessário.

O pior dessa história é a conveniente omissão da prefeitura, que nada faz para mudar essa situação que prejudica centenas de pessoas todos os dias. Como resolver o problema dos caminhões que travam as ruas impedidos de entrar na GM se a empresa não é multada e a prefeitura não cobra uma solução definitiva por parte da multinacional? O poder público não deve ser refém do setor privado. Deve sim fomentar a indústria, mas exigindo em primeiro lugar que o bem público seja respeitado.

Confira o vídeo em que registramos os caminhões cometendo o delito: http://youtu.be/8h92pa4hiQA

ATUALIZAÇÃO: Acabamos de saber que a GM colocou uma faixa na Rua João Pessoa orientando os caminhões a estacionarem em um local na Avenida do Estado, onde aguardarão com senha para entrar na empresa.

Depois de muitas reclamações, tomaram uma atitude. Vamos agora ficar de olho para ver se a orientação será cumprida e o problema finalmente sanado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s