Tempo seco faz ABC entrar em estado de alerta

Ressecamento dos olhos, tosse e dificuldade para respirar. Esses são os sintomas que o tempo seco costuma provocar na população, sem contar o agravamento de doenças respiratórias em pacientes crônicos. Na tarde de terça-feira, o Grande ABC entrou em estado de alerta devido ao tempo seco.

De acordo com informações obtidas pelo jornal DGABC, em Santo André a umidade relativa do ar variou entre 11,6% e 13,9% – o limite determinado pela Defesa Civil é de 12%. A umidade do ar ideal deve ficar próxima dos 60%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Terça-feira foi também o dia mais seco do ano no Estado.

A última chuva que São Paulo e região receberam foi no dia 18 de julho. Desde então a qualidade do ar fica cada vez pior.

A previsão é que o Grande ABC terá dias mais amenos. A estimativa para o fim de semana é que o índice fique próximo dos 30%. Os próximos dias devem ter garoa entre a noite de sábado e a madrugada de domingo e chuva fraca no fim da tarde de segunda e durante a terça-feira.

O alívio, porém, não tira as condições climáticas do estado de atenção e continua trazendo prejuízos à saúde. Por isso, algumas dicas são importantes:

– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h, horário em que o ar está mais seco e poluído.

– Para evitar a desidratação, é aconselhável consumir bastante líquido.

– É importante que pessoas com problema respiratório utilizem medicamentos adequados e que todos procurem o médico em caso de falta de ar, tosse e catarro.

– Na tentativa de melhorar a sensação térmica e a irritação nas vias respiratórias, cada vez mais gente procura auxílio dos umidificadores e nebulizadores (inaladores). Os aparelhos ajudam a desobstruir as vias respiratórias, o que facilita a respiração.

– Mesmo com o frio, manter o ambiente arejado e umidificá-los com o auxílio de vaporizadores ou recipientes com água.

* As dicas são da Faculdade de Medicina do ABC e da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s