Mais trânsito na volta às aulas: saiba evitar

O retorno às aulas traz até 40% mais veículos para as ruas da região nas primeiras semanas de agosto. O ABC possui mil colégios públicos e privados de ensino básico, de acordo com o Censo Escolar do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Sem ajuda de órgãos de monitoramento em tempo real, como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em São Paulo, o reflexo da volta às aulas é um trânsito pior afetado também por dois tipos de infrações comuns dos motoristas nos arredores das escolas: estacionar em fila dupla e em local proibido. Cada ocorrência rende, respectivamente, multa de R$ 127,69 e R$ 85,13.

Em São Caetano, o trânsito local aumenta 30% com o início do período letivo, especialmente nas ruas Piauí, Santa Rosa, Santo Antonio, Niterói, Major Carlo Del Prete e São Paulo, e Estrada das Lágrimas, informa o jornal Repórter Diário. Os piores horários para se deslocar nas principais vias afetadas são pela manhã, entre 7h e 8h, e à tarde, das 17h às 20h, quando os horários de entrada e saída de estudantes coincidem com os de parte dos trabalhadores das empresas.

Santo André tem hoje o maior número de escolas na região, 466 unidades. É no município em que se encontra também a maior quantidade de vias afetadas com o fim das férias. Ao menos 12 delas terão atenção especial do departamento de trânsito, que calcula 40% mais veículos. O incremento no trânsito em São Bernardo é projetado em 20%. Devido ao retorno às aulas de três grandes centros educacionais de ensino superior na cidade, a região do Rudge Ramos ganha um novo horário de pico, a partir das 23h, horário de saída dos universitários.

Fonte da imagem: Jornal Metro ABC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s