Impasse atrasa Expresso ABC e ligação com a Estação Luz

A entrega do Expresso ABC para 2014, conforme prometido pelo governo de São Paulo, foi adiado para 2015 devido a um impasse entre o Estado e o governo federal. Para iniciar a construção dos trilhos, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) depende de aprovação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de projeto para permuta de área com a empresa que utiliza os trilhos paralelos ao da Linha 10-Turquesa.

A CPTM informou que a troca é necessária para servir de contrapartida da companhia à empresa que opera os trilhos paralelos atualmente. Isso porque o traçado do Expresso ABC será paralelo ao da Linha 10-Turquesa. O novo sistema irá passar por onde hoje passam os trens cargueiros.

Para a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos as negociações empacaram após a sucessão do diretor-geral da ANTT, em fevereiro. Procurada pelo jornal DGABC, a ANTT não se manifestou.

O Expresso ABC ligará Mauá à Estação Luz em cerca de 24 minutos. Atualmente, o tempo estimado de viagem é de uma hora. O trem também passará pelas estações Prefeito Celso Daniel – Santo André, São Caetano, Tamanduateí e Brás. O novo serviço pretende ser mais rápido e reduzir a lotação da Linha 10-Turquesa, que liga Rio Grande da Serra à Estação Brás  e atende mais de 300 mil usuários por dia.

Mesmo com a nova linha empacada, a CPTM se recusa a retornar o ponto final da Linha-10 Turquesa para a Estação Luz, optando por prejudicar milhares de moradores da região até 2015. Se as negociações vão atrasar a construção do Expresso ABC não deveriam onerar justo os usuários do transporte público. Por que não manter a integração com o centro da capital até a inauguração do Expresso, investindo em manutenção e mais cuidados com os trens? Onde estão os resultados das ações do Consórcio Intermunicipal do ABC? É nessas horas que faz falta a atuação de uma força regional que pressione o Estado e defenda de fato os interesses da população.

Foto: Lucas Chiconi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s