Indignação é o começo: passeata contra a corrupção movimenta SCS

Nesta tarde de domingo, dia 01 de julho, aproximadamente 200 pessoas se reuniram para uma passeata contra a corrupção em São Caetano do Sul. A manifestação partiu da Av. Kennedy e se dirigiu até a Câmara de vereadores, na Av. Goiás.

Com apitos, rojões, máscaras, bandeiras e folhetos, os manifestastes chamaram a atenção da população para o problema da corrupção na administração pública de nossa cidade.

Acreditamos que independentemente de quem organizou esse evento, a bandeira contra a corrupção é uma luta de todos que querem construir uma cidade, um estado e um país mais transparente e honesto. O C do ABC defende o aprofundamento desse debate. O primeiro passo foi dado, agora temos que transformar essa energia indignada em energia transformadora. Propomos que a discussão seja direcionada para ganhos concretos. O que podemos fazer para combater e dificultar a corrupção em São Caetano?

Para além da causa, o que chama a atenção é a mobilização popular. Só conseguiremos realmente mudar nossa realidade política quando tivermos uma população organizada, crítica e que reivindique seus direitos. Porque o poder público quando se vê pressionado pelos seus eleitores, não se sente tão a vontade para fazer o que bem entende, como diz o professor de Direito de Harvard e fundador do Creative Commons, Lawrence Lessig no seu livro One Way Forward: The Outsider’s Guide to Fixing the Republic. “O povo é visto pelos governantes como um gigante adormecido, que não ameaça. Só quando a população se organiza e protesta é que o governo consegue ver esse gigante se mexer e percebe de onde o poder vem realmente: do povo.” (tradução livre)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s